quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Decifre os seguintes enigmas:

01. Quem não nasceu mas viveu, depois que viveu, morreu, depois que morreu a mãe comeu...
02. Nasceu primeiro que o pai, mamou primeiro que a mãe, quando morreu foi enterrado no seio da avó.

03. Qual o homem que matou sozinho 1/4 da população existente na terra?

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

“A mulher sábia edifica a sua casa”

A Bíblia orienta: “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, o derruba.” (Provérbios 14.1). Esta passagem vem nos mostrar que quando Deus criou Adão e Eva, buscando edificar Seu Reino, garantiu à figura da mulher a responsabilidade de estabelecer o seu lar, sob a Sua Palavra. Assim, o casamento irá gerar verdadeiros filhos de Deus.
Desde que na união entre um homem e uma mulher cada um cumpra com seu papel, da maneira como estabeleceu o Senhor, sua descendência será perfeita e incorruptível. Desta forma, enquanto o papel do homem é manter-se fiel à sua esposa, amando-a da mesma forma como Jesus amou a Sua Igreja, a mulher será o seu porto seguro, fonte de vida e amor.

A ele foi dada a capacidade de dominar todos os animais e sujeitar a Terra; já à mulher, foi dada a grandeza de poder gerar um filho em seu ventre. Apesar de todo o seu poder, o homem também se reporta à mulher, colocando-se sob sua doce autoridade. Da maneira mais sutil e natural, ela organiza a vida de toda a família e sabe garantir que nada falte aos seus.
Sabe ser forte com delicadeza e, sensata, é capaz de manter todos no caminho certo. Alguns casos exemplificam essa força, como das mulheres que conseguem levar os maridos e filhos mais rebeldes para a Igreja; e viúvas que conseguem educar os filhos e administrar bem suas casas, sem desabar.
“Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido. Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.” (Efésios 5.24-27)

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O ENIGMA DO SETENTA:

O ENIGMA DO SETENTA:


- Começou com um homem (Abraão) quando este nasceu e seu Pai de nome Terá, tinha 70 anos de idade (Gênesis 11:26);


- Da descendência de Abraão formou um povo através de uma família (Jacó e seus 12 (doze) filhos) e mais uma multidão que somava 70 pessoas, quando entraram no Egito (Gênesis 46:27);

- Quando Jacó morreu os Egípcios o choraram por 70 dias (Gênesis 50:3);

- Quando saíram do Egito chefiados por Moisés, e Deus os transformou numa Nação, no deserto, por 40 anos, onde lhes deu um Governo e Leis e mandou que Moisés encolhesse 70 homens para o auxiliar no Governo (Números 11:16, 24, 25)

- Num ponto do deserto chamado Elin encontraram 12 (doze) fontes de água e 70 palmeiras – 12 (doze) é o número das doze tribus de Israel (Êxodo 15:27);



- Deus os colocou na Terra Prometida, mas eles O tentaram sistematicamente e foram levados em cativeiro para a Babilônia, por 70 anos. (Daniel 9:2) (Jeremias 25:11; 29:10).



No cativeiro da Babilônia, Deus, através de Daniel revelou as 70 semanas proféticas de 7 (sete) anos cada, onde mostrou os acontecimentos futuros envolvendo Israel e o Mundo. (Daniel 9:24 a 27);



Jesus, o Messias, misteriosamente, manda 70 discípulos em missão de evangelização, durante o Seu Ministério. (Lucas 10:1, 17 a 20)



No ano 70 da era cristã, Jerusalém é destruída e os Judeus são dispersos pelo Mundo;



Em 1948 os Judeus voltam para a Terra Prometida e continuaram rejeitando a Jesus, o Messias, que afirmou não passar de uma geração – 70 anos – o cumprimento de Suas Profecias para a Sua Volta Gloriosa (Lucas 21:30 a 32);



Salmos 90: 10 afirma que uma geração biblicamente é de 70 anos;



Em 2018, Israel fará 70 anos de nova existência como País, Nação e Pátria.



“Não passará esta geração (70 anos) sem que tudo aconteça”.



A VOLTA DE JESUS RELACIONADA AO ENIGMA DO SETENTA



A Bíblia afirma que Jesus vai vir para buscar a Sua Igreja e após sete anos de Grande Tribulação na Terra, vai voltar com a Igreja Gloriosa para a implantação do Reino Milenial. (Apocalipse 20:1-15).



A Sua volta está sendo esperada por todos os que acreditam que estamos vivendo os últimos dias da Igreja na Terra, em face dos sinais que em conjunto, mostram através dos terremotos, inundações em vários países, ventos fortíssimos e destruidores, incêndios em escala nunca vistos em várias partes do planeta, calor que mata, frio que mata, epidemias em larga escala e doenças como a AIDS, EBOLA, GRIPE ASIATICA, GRIPE DO FRANGO, GRIPE SUINA, FEBRE AFTOSA, PRAGA DE GAFANHOTO, FOME EM LARGA ESCALA, VIOLÊNCIA, TERRORISMO, SENSUALISMO FORA DO NORMAL, ETC. (Princípio das dores – Marcos 13:3-13). está… aumentando gradativamente



Vou ousar mais uma vez e fazer uma reflexão sobre duas passagens em que Jesus toma a figueira como referência para mostrar acontecimentos futuros que já aconteceram e ainda estão para acontecer.



A figueira de Lucas 13:6-9, na verdade representa Israel e Jerusalém naquela época.



A figueira de Lucas 21:29-36, representa a nação de Israel dos dias de hoje.



Na figueira (Lucas 13:6-9) Israel não tinha fruto e O rejeitou por 3(três) anos, durante o Seu Ministério, e por isso foi cortada e dispersa com grande sofrimento, no ano 70 da era cristã. Não ficou pedra sobre pedra como profetizado (Mateus 24:1-2).



A figueira (Lucas 21:29-36), volta a brotar e renova as suas folhas, caracterizando a nação de Israel que ressurgiu criada por Ato Histórico, pela O.N.U., em 14/05/1948, e profetizado em Isaías 66:8.



Existe um paralelo entre as figueiras (Israel) no que diz respeito a destruição de Jerusalém e a volta de Jesus para buscar a sua Igreja. Jesus disse que esses acontecimentos não passariam de uma geração (Lucas 21:32).



Salmos 90:10 afirma que uma geração é de 70 (setenta) anos.



Do exposto vejamos:



“Não passará esta geração sem que tudo isto aconteça” (Mateus 24:34) – Geração de Jesus.



Não passou do ano 70 a destruição de Jerusalém e do Templo – Figueira que secou (Israel). (Lucas 13:6-9; Lc 23:27-32).



A figueira voltou a viver – Israel criado em 14/05/1948 – e “assim também, quando virdes acontecer estas cousas, sabei que está próximo o Reino de Deus”. (Lucas 21:30, 31 e 32).



A destruição de Jerusalém no ano 70 mostra que Israel (Jerusalém) também sofrerá uma segunda vez, dentro desta geração que estará completando 70 anos, em 2018, e que continua rejeitando a Jesus.



Jesus afirma que antes disso irá retirar os seus escolhidos – com o nome no Livro da Vida do Cordeiro (Igreja) – (Marcos 13:32) (Mateus 24:31), que não passarão pela Grande Tribulação, que abrangerá o Mundo todo.



Na primeira figueira (Lucas 13:6-9) (Israel), a geração em referência está compreendida entre o nascimento de Jesus e o ano em que completou 70/75 anos de vida, quando Israel (Jerusalém) desapareceu como Nação. A figueira que secou. – (70/75 anos, considerando um erro histórico no Calendário).



Na segunda Figueira (Lucas 21:29-36), a geração em referência está compreendida entre a criação de Israel, em 1948, e que completará 70 (setenta) anos em 2018. “Não passará esta geração, sem que tudo isto aconteça (Marcos 13:30)”.



A passagem da Figueira (Mateus 21:18-22) onde Jesus a amaldiçoa e ela seca impressionando os seus discípulos, ao que tudo indica, possui o simbolismo de mostrar o que iria acontecer com Israel no ano 70.



Jesus ao sacrificar aquela simples planta, deixou, sem palavras, uma profecia que depois se cumpriu. Única explicação para um episódio tão contrário ao amor de Jesus, tendo em vista que não era tempo de figo.



A figueira, como nas outras passagens, representa a Nação de Israel.



ATENÇÃO : Detalhe que salta aos olhos sobre o erro cronológico histórico apontando a destruição de Jerusalém, pelos Romanos, no ano 70, mostra que foi por interferência de Deus, para caracterizar o Enigma do Setenta, tamanha a importância desse Enigma.



O acontecimento que quero ressaltar em relação a volta de Jesus, está relacionado com este período de 70 (setenta) anos – uma geração biblicamente – que está próximo de se completar, por Israel, a contar de 1948.



Tudo indica que Sua Volta é próxima, pois ele afirmou, enigmaticamente, que não passará de uma geração, mas pode ser antes, e alertou para vigiar, orando, para escapar de tudo o que vai acontecer ( Lucas 21: 36 ).



Ninguém sabe o dia, nem a hora.



Mas que está próximo, está !



A Volta de Jesus vai começar com o arrebatamento da Igreja.



Com o arrebatamento da Igreja o Mundo vai entrar na 70ª semana de Daniel (Daniel 9:27), e principalmente a Nação de Israel que será a que mais sofrerá as conseqüências da Grande Tribulação, a ponto de Clamar por socorro Divino (Zacarias 12:10) e pelo Messias, que vai voltar, após os 7 (sete) anos da Grande Tribulação, e Reinar por 1000 (Mil) anos, reconhecido por todo Israel.



Eles verão aquele que transpassaram (Apocalipse 1:7) (Salmos 22:16)(Zacarias 14:9).





A FIGUEIRA E ISRAEL



Um dos maiores enigmas voltados para a Salvação está PROFETICAMENTE citado em Gênesis 3:7 em relação a FIGUEIRA.



Após o pecado, Adão e Eva foram buscar na FIGUEIRA o socorro inicial para cobrir a nudez simbolizando o que Jesus afirmou em João 4:22.:



“A Salvação vem dos judeus” (Israel) (FIGUEIRA).



A FIGUEIRA, e não outra planta, foi usada para PROFETIZAR, enigmaticamente.



A FIGUEIRA simboliza profeticamente desde Gênesis 3: 7, o que Jesus confirmou, através das parábolas já citadas.



O FRUTO DA FIGUEIRA



Se alguém ainda não se convenceu que simbolicamente a FIGUEIRA representa a Nação de Israel, vou deixar mais uma informação bíblica:



JEREMIAS 24: 1 a 10



1 -“Fez-me ver o Senhor, e vi dois cestos de FIGOS, postos diante do templo do Senhor, depois que Nabucodonosor, rei de Babilônia, levou em cativeiro a Jeconias, filho de Jeoaquim, rei de Judá, e os príncipes de Judá, e os artífices e os ferreiros de Jerusalém, e os trouxe a Babilônia.



2 – Tinha um cesto, FIGOS muito bons, como os FIGOS temporãos; mas o outro ruins, que, de ruins que eram, não se podiam comer.



3 - Então me perguntou o Senhor: Que vê tu, Jeremias ? Respondi: FIGOS : os FIGOS muito bons, e os muito ruins, que de ruins que são, não se podem comer.



4 – A mim me veio a palavra do Senhor, dizendo:



5 – Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Do modo por que vejo estes bons FIGOS, assim favorecerei os exilados de Judá, que eu enviei deste lugar para a terra dos caldeus



6 – Porei sobre eles favoravelmente os meus olhos, e os farei voltar para esta terra; edificá-los-ei, e não os destruirei, e plantá-los-ei, e não os arrancarei.



7 – Dar-lhes-ei coração para que me conheçam, que eu sou o Senhor; eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus; porque se voltarão para mim de todo o coração.



8 – Como se rejeitam os FIGOS ruins, que, de ruins que são, não se podem comer, assim tratarei a Zedequias, rei de Judá, diz o Senhor, e a seus príncipes, ao restante de Jerusalém, aos que ficaram nesta terra, e aos que habitam na terra do Egito.



9 – Eu os farei objeto de espetáculo, calamidade, para todos os reinos da terra, opróbrio e provérbio, escárnio e maldição em todos os lugares para onde os arrojarei.



10 – Enviarei contra eles a espada, a fome e a peste, até que se consumam de sobre a terra que lhes dei, a eles e a seus pais” .



Esta Profecia se cumpriu para o povo de Deus daquela época, mas , em parte, se refere, enigmaticamente, ao povo de Deus dos dias atuais.



UMA PAUSA PARA REFLEXÃO



Neste ponto do Assunto vou fazer uma reflexão, e, lembrar que Deus , em Números 12: 8 afirma que as Escrituras Sagradas estão envoltas em Enigmas;



O ENIGMA DO SETENTA é um deles, conforme está caracterizado neste Tópico;



O detalhe mais significativo, no meu entender, está no fato de ter começado com Abraão ( Gênesis 11: 26 ), passou por Jacó (Gênesis 46: 27 ), por Moisés ( Números 11: 16, 24, 25 ), por (Jeremias 25: 11 ), por Daniel ( 9: 24 a 27 ), e, por fim, confirmado com Jesus, através das Parábolas, conforme explanado;



A FIGUEIRA tem um significado conclusivo de que simboliza a Nação de Israel ,e tem uma importância esclarecedora no ENIGMA;



QUANDO Adão e Eva pecaram a FIGUEIRA foi a Solução para cobrir a nudez ( Gêmesis 3: 7 ), simbolizando profeticamente e enigmaticamente o que Jeremias 24: 1 a 10 e Jesus em Parábolas confirmaram, conforme explanado no Tópico;



Israel estava disperso pelo Mundo, desde a destruição de Jerusalém, no ano 70;



Em 14/05/1948, por Ato Oficial da ONU, Israel passou a Ser novamente um País, Nação e Pátria, cumprindo uma Profecia de Isaías 66: 8 que diz :



“Quem jamais ouviu tal coisa? Quem viu coisa semelhante ? Pode, acaso, nascer uma terra num só dia ? ou nasce uma Nação de uma só vez ? Pois Sião, antes que lhe viessem as dores, deu à luz seus filhos” = Isaías 66: 8;



ATENÇÃO : Deu à luz seus filhos (Nação/1948), antes que lhe viessem as dores – Tempo de angústia para Jacó ( Jeremias 30: 7 ) ou melhor, A Grande Tribulação (Mt 24: 21);



Não passará esta geração sem que tudo isso aconteça (( Mateus 24: 34 ); Geração de Israel que começou a partir de 1948 e que continua rejeitando a Jesus;



Uma geração biblicamente é de 70 anos ( Salmos 90: 10);



No meu entender está tudo muito evidente :



- O cenário mundial;

- A crise sem solução no Oriente Médio;

- Israel como centro das atenções Políticas e Religiosas;

- O Paiol de Munição Atômico dos Países;

- A escasses de água aumentando;

- A população aumentando;

- O clima;

- A poluição;

- As catástrofes;



-As Epidemias

- ???



Acredite quem quiser : antes de começar a Angústia para Jacó (Israel) – A Grande Tribulação – que durará 7 (sete) anos, e abrangerá o Mundo por completo, JESUS vai Arrebatar os seus FIÉIS QUE NÃO PASSARÃO POR ESSE MOMENTO de Juízo para a Humanidade.



O ARMAGEDOM EM RELAÇÃO AO ENIGMA DO SETENTA



Localizado no Centro Norte da Palestina, fica o Vale do Megido.



Neste lugar que Biblicamente é designado de Armagedom, será o ponto central da Batalha entre Israel e seus inimigos. (Apocalipse 16: 1 a 21).



A Bíblia afirma que na batalha do Armagedom (Apocalipse 16:16) a nação de Israel, durante a Grande Tribulação, estará em desvantagem perante os seus inimigos e não terá outra saída se não apelar para Deus e Seu livramento.



Todos os seus aliados estarão impotentes para ajudá-la, por quê?



A pergunta é muito simples de explicar:



Quando ocorrer a Batalha do Armagedom (Apocalipse 16: 16) o Arrebatamento da Igreja já terá sido efetuado por Deus (Apocalipse 16:15).



Todos os países aliados de Israel e que têm Servos do Senhor – com o nome escrito no Livro da Vida do Cordeiro (Apocalipse 21:27) – ficarão sem os Servos do Senhor, por terem sido arrebatados;



Não é novidade para ninguém que existem muitos Servos do Senhor ocupando posição chave em postos importantes em vários desses países aliados a Israel, nas Forças Armadas e demais áreas de atuação governamental, além de outros diversos escalões não governamentais.



Imagine todos os países aliados de Israel ficando, num abrir e fechar de olhos, sem milhões desses homens e mulheres.



Só se formam e substituem profissionais em longo tempo



Em Israel já existe uma minoria de Judeus Cristãos e que também serão arrebatados e o enfraquecerá contribuindo ainda mais para a desvantagem de Israel.



Do exposto e em face dos acontecimentos catastróficos (Apocalipse 16: 1) que a Bíblia profetiza, os países aliados não terão condições de socorrer Israel e estarão envolvidos em resolver os seus inúmeros problemas.



Os inimigos de Israel não terão desfalque em seus quadros de atuação militar ou civil, no arrebatamento, por ser de segmento religioso, em sua grande maioria, não cristã.



Tudo indica que em face das circunstâncias apresentadas, Israel só terá uma saída: Clamar pelo Messias, que então o socorrerá de forma sobrenatural. (Zacarias 12: 10), (Apocalipse 1:7).



O MESSIAS E OS INIMIGOS DE ISRAEL



O Messias está profetizado desde Gênesis 3: 15, passando por Deuteronômio 18: 15 a 18. Ver também o Tópico : “A Bíblia, Jesus e o AntiCristo”,
É uma Promessa de Deus para o povo de Israel ( João 4: 25 )
É o Rei que vai tomar a frente do povo de Israel e reinar sobre toda a Terra, profetizado em Zacarias 14: 9 :
14: 9 = “ O Senhor será Rei sobre toda a Terra; naquele dia um só será o Senhor, e um só será o Seu nome”.
Durante 1000 anos o Mundo vai gozar do privilégio, transcendental e enigmático, do Governo Teológico/Teocrático, tendo o Rei Jesus e Sua Igreja – os ressuscitados e os arrebatados – no controle do Mundo ( Apocalipse 20: 4 ), sem a presença do Mau, que estará imobilizado ( Apocalipses 20: 2 ).
Não pergunte por que o Mau está atuando. Eu já expliquei que está atuando para provar, aprovar ou reprovar, tanto aos Anjos, como a Humanidade. Ver “A Origem do Mau”
Voltando ao Armagedom, um detalhe chama à atenção
Jesus – O MESSIAS – não vai destruir os inimigos de Israel, mas promover a verdadeira Paz entre irmãos ( ISAQUE e ISMAEL ), Eternamente. Esta Briga começou em Gêmesis 21: 9;
ISAQUE e ISMAEL têm promessas de Deus , através de Abraão, como seus filhos. – sua descendência. ( Gênesis 22: 15 a 18 )
ISMAEL gerou 12 filhos que se transformaram em 12 Príncipes (Gênesis 25: 12 a 16 )
ISAQUE gerou a JACÓ que gerou 12 filhos que formaram as 12 Tribos de Israel ( Gênesis 35: 23 a 29 )

ISMAEL, representado por seus 12 Filhos, ocuparam as Regiões em volta das 12 Tribos de Israel ( Gênesis 25: 18 ).
Hoje nós vemos a descendência de Ismael – os Árabes Ismaelitas – em volta da descendência de ISAQUE ( Israel )
Deus disse para Abrão que faria de ISMAEL um grande Povo, com promessas de Bênçãos. ( Gêmesis 17: 20 ) ( Gênesis 21: 13 )
Os Árabes possuem a riqueza do Sub-solo ( Petróleo ), onde habitam.
Deus disse para Abraão que faria de ISAQUE um grande Povo, com Bênçãos sem medida ( Jesus é a principal delas ). – Gênesis 22: 17 a 19 ) .
Os Judeus possuem as riquezas do Mundo, em todas as áreas de atividade Comercial, Industrial e Financeira.
QUANDO A PALAVRA DE DEUS DIZ, SE CUMPRE NO LUGAR, NO ESPAÇO E NO TEMPO.
Medite nas referências a seguir para entender sobre ISAQUE e ISMAEL:
Gênesis 16: 1 a 16 = Abraão , Sara e Hagar e o nascimento de ISMAEL;
16 – 1 Ora, Sarai, mulher de Abrão, não lhe dava filhos. Tinha ela uma serva egípcia, que se chamava Agar.
16 – 2 Disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de ter filhos; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos por meio dela. E ouviu Abrão a voz de Sara
16 – 3 Assim Sarai, mulher de Abrão, tomou a Agar a egípcia, sua serva, e a deu por mulher a Abrão seu marido, depois de Abrão ter habitado dez anos na terra de Canaã.
16 – 4 E ele conheceu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos.
16 – 5 Então disse Sarai a Abrão: Sobre ti seja a afronta que me é dirigida a mim; pus a minha serva em teu regaço; vendo ela agora que concebeu, sou desprezada aos seus olhos; o Senhor julgue entre mim e ti.
16 – 6 Ao que disse Abrão a Sarai: Eis que tua serva está nas tuas mãos; faze-lhe como bem te parecer. E Sarai maltratou-a, e ela fugiu de sua face.
16 – 7 Então o anjo do Senhor, achando-a junto a uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur,
16 – 8 perguntou-lhe: Agar, serva de Sarai, donde vieste, e para onde vais? Respondeu ela: Da presença de Sarai, minha senhora, vou fugindo.
16 – 9 Disse-lhe o anjo do Senhor: Torna-te para tua senhora, e humilha-te debaixo das suas mãos.
16 – 10 Disse-lhe mais o anjo do Senhor: Multiplicarei sobremaneira a tua descendência, de modo que não será contada, por numerosa que será.
16 – 11 Disse-lhe ainda o anjo do Senhor: Eis que concebeste, e terás um filho, a quem chamarás Ismael; porquanto o Senhor ouviu a tua aflição.
16 – 12 Ele será como um jumento selvagem entre os homens; a sua mão será contra todos, e a mão de todos contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos.
16 – 13 E ela chamou, o nome do Senhor, que com ela falava, El-Rói; pois disse: Não tenho eu também olhado neste lugar para aquele que me vê?
16 – 14 Pelo que se chamou aquele poço Beer-Laai-Rói; ele está entre Cades e Berede.
16 – 15 E Agar deu um filho a Abrão; e Abrão pôs o nome de Ismael no seu filho que tivera de Agar.
16 – 16 Ora, tinha Abrão oitenta e seis anos, quando Agar lhe deu Ismael.



DEUS MUDA O NOME de ABRÃO para ABRAÃO e lhe promete Bênçãos incomensuráveis – Gênesis 17: 18 a 22 :



17 – 18 Depois disse Abraão a Deus: Oxalá que viva Ismael diante de ti!
17 – 19 E Deus lhe respondeu: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe chamarás Isaque; com ele estabelecerei o meu pacto como pacto perpétuo para a sua descendência depois dele.
17 – 20 E quanto a Ismael, também te tenho ouvido; eis que o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e multiplicá-lo-ei grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação.
17 – 21 O meu pacto, porém, estabelecerei com Isaque, que Sara te dará à luz neste tempo determinado, no ano vindouro.
17 – 22 Ao acabar de falar com Abraão, subiu Deus diante dele.


O NASCIMENTO de ISAQUE – Gênesis 21: 8 a 22 :


21 – 1 O Senhor visitou a Sara, como tinha dito, e lhe fez como havia prometido.
21 – 2 Sara concebeu, e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, de que Deus lhe falara;
21 – 3 e, Abraão pôs no filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, o nome de Isaque.
ISAQUE e ISMAEL juntos no sepultamento de ABRAÃO. – Gênesis 25: 1 a 10 :
25 – 1 Ora, Abraão tomou outra mulher, que se chamava Quetura.
25 – 2 Ela lhe deu à luz a Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá.
25 – 3 Jocsã gerou a Seba e Dedã. Os filhos de Dedã foram Assurim, Letusim e Leumim.
25 – 4 Os filhos de Midiã foram Efá, Efer, Hanoque, Abidá e Eldá; todos estes foram filhos de Quetura.
25 – 5 Abraão, porém, deu tudo quanto possuía a Isaque;
25 – 6 no entanto aos filhos das concubinas que Abraão tinha, deu ele dádivas; e, ainda em vida, os separou de seu filho Isaque, enviando-os ao Oriente, para a terra oriental
25 – 7 Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que ele viveu: cento e setenta e, cinco anos.
25 – 8 E Abraão expirou, morrendo em boa velhice, velho e cheio de dias; e foi congregado ao seu povo.
25 – 9 Então ISAQUE e ISMAEL, seus filhos, o sepultaram na cova de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, o heteu, que estava em frente de Manre,
25 – 10 o campo que Abraão comprara aos filhos de Hete. Ali foi sepultado Abraão, e Sara, sua mulher.
DESCENDENTES de ISMAEL – Gênesis 25: 12 a 18 :
25 – 12 Estas são as gerações de Ismael, filho de Abraão, que Agar, a egípcia, serva de Sara, lhe deu;
25 – 13 e estes são os nomes dos filhos de Ismael pela sua ordem, segundo as suas gerações: o primogênito de Ismael era Nebaiote, depois Quedar, e Abdeel e Mibsão,
25 – 14 Misma, Dumá, Massá,
25 – 15 Hadade, Tema, Jetur, Nafis e Quedemá.
25 – 16 Estes são os filhos de Ismael, e estes são os seus nomes pelas suas vilas e pelos seus acampamentos: doze príncipes segundo as suas tribos.
25 – 17 E estes são os anos da vida de Ismael, cento e trinta e sete anos; e ele expirou e, morrendo, foi congregado ao seu povo.
25 – 18 Eles então habitaram desde Havilá até Sur, que está em frente do Egito, como quem vai em direção da Assíria; assim Ismael se estabeleceu diante da face de todos os seus irmãos.
REPETINDO: Jesus, o MESSIAS, não vai destruir os inimigos de ISRAEL, mas promover a verdadeira e esperada Paz, entre IRMÃOS ( descendência de Abraão ), para todo o sempre. – MUITO EM BREVE !
Fiz questão de transcrever as referências bíblicas para facilitar a leitura, apesar da extensão, tamanha a importância dos textos;
No contexto fica evidente como esclarecimento sobre a descendência de Abraão ( Judeus e Árabes ), mostrando como uma desobediência pode causar consequências irreparáveis e danosas.


O ENIGMA DO SETENTA – GERAÇÃO SETENTA



O Homem durante 10.000 anos desenvolveu-se em todas as áreas do conhecimento;



O cavalo foi sempre o seu mais útil e rápido meio de transporte individual.



Durante 10.000 anos, apesar de todos os conhecimentos sobre as Ciências exatas e afins, sempre esteve limitado.



Em pouco mais de 100 anos, entretanto, algo extraordinário aconteceu e o Homem saiu do cavalo para o avião e nave espacial, e planeja alcançar outros Mundos;



Qual a importância para esta Geração que assiste toda uma fantástica multiplicação constante da Ciência, em todas as Áreas ?



O Profeta Daniel responde !



Daniel 12: 4



12 – 4 :”Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará”.



A expressão “e a Ciência se multiplicará” tem sentido de Profecia que está se cumprindo aos nossos olhos, numa velocidade fantástica e extraordinária, para o bem e para o mal.



A Palavra Profética para esta Geração está na Ciência. Hoje os próprios Doutores em Ciência estão reconhecendo a existência de um Criador para a Ciência, isto é, para as Ciências que estudam, dentro do Universo conhecido



A Profecia de Daniel 12: 4 fala da multiplicação da Ciência relacionada com “um” Tempo do Fim, logo, estamos inseridos neste tempo;



O Enigma do Setenta tem por objetivo mostrar que a Geração iniciado em 1948, caracterizada pelo “ Relógio de Deus” – ISRAEL – está assistindo e de certa forma participando do cumprimento da Palavra de Deus.



Se por um lado a Ciência é usada para o bem, por outra lado é usada para o desvio da Moral, da Ética, Corrupção, Guerras, VIOLÊNCIA e para tudo que leva a Humanidade a se desviar do Seu Criador.



É uma escalada cada vez maior do mal, usando principalmente toda essa multiplicação científica, como podemos ver através da Ciência da Comunicação, Escrita, Falada, Televisão, Internet, Filmes. Etc…

diariamente;



O ENIGMA DO SETENTA deve ser um motivo de atenção para os Teólogos Bíblicos, em Exegese e Hermenêutica, contextualizada;



Ignorar, ridicularizar, desprezar, criticar, sem dar a devida atenção para o aspecto Teológico é mais um Sinal Profético do entorpecimento que caracterizam a Volta de Jesus.



Teologicamente, estamos inseridos nesta Geração que viu, que vê e que verá ainda mais o cumprimento da Palavra de Deus;



Quanto ao AntiCristo, sua aparição será a mais indesejada. Entretanto sua existência é uma realidade e o que ocorre no Mundo está patente pela ação do que diz a Bíblia quanto ao Espírito do AntiCristo que operava, opera e vai se revelar no momento próprio. ( 2ª Tessalonicenses 7 a 12 )
GERAÇÃO SETENTA – Continuação…


GERAÇÃO SETENTA porque somos participantes de um período Profético da maior importância para a Humanidade.
Pense nas palavras de Jesus sobre uma Geração em que o Reino de Deus seria manifesto, isto é, viria ( Lucas 21: 31 ) e diante da Profecia de Daniel 12: 4 sobre a multiplicação da Ciência, somado aos Sinais deixados por Jesus ao afirmar que assim como foi nos dias de Noé, assim também será na Sua vinda. ( Mateus 24: 37 );
Fica uma pergunta no ar: como eram os dias de Noé, para que Jesus fizesse tal afirmação ?
Gênesis 6: 5 e 11 responde :
6: 5 : “Viu o Senhor que a maldade do homem se havia multiplicado na terra, e que era continuamente mau todo o desígnio do seu coração” ;
6: 11 : “A terra estava corrompida à vista de Deus, e cheia de violência”
Diante do que assistimos todos os dias, como espectadores privilegiados dos acontecimentos ao redor do mundo, sem precisar sair de casa , e conhecendo a Palavra Profética da Bíblia, sobre os Tempos do Fim, concluímos, sem medo de errar que somos a Geração Setenta. – Lucas 21: 32 :
‘Em verdade vos digo que não passará esta Geração sem que tudo isto aconteça” ( Lc 21: 32 )
GERAÇÃO SETENTA – Reflexão
Somos uma Geração privilegiada e ao mesmo tempo responsabilizada.

Vou fazer uma reflexão para caracterizar a frase acima usando alguns personagens bíblicos :



Se fosse possível ressuscitar, por exemplo :



Noé ; Abraão ; Moisés ; Salomão ; Daniel ; Pedro ; Lutero ; e o mais recente : José Smith;



Todos ao contemplarem o Mundo atual, com todas as maravilhas de conforto e bem estar ficariam extasiados;



Imagine eles entrando numa residência e ao invés de acender uma lamparina, simplesmente apertando um botão e aparecendo uma luz.



Imagine eles abrindo uma geladeira abastecida, e , ar condicionado, ventilador, ferro elétrico, televisão, computador, relógio, etc, etc…tudo a mão.



O cavalo, agora são vários num mesmo veículo – automóvel ;



Todos, a uma só voz, exclamariam, ao verem em um lugar de destaque o Salmos 23 e 91 à vista :



As Escrituras à disposição e tão acessível!!!



Um barulho ensurdecedor os levando para fora e ao olharem para cima não se contendo e exclamando : um pássaro celestial !!!



O profeta Daniel seria contundente ao afirmar : agora entendi o que não havia entendido sobre o correr de uma parte para outra, nessa parte da mensagem do Anjo, isto é, a facilidade de locomoção de carro e avião que agora vejo :



12 – 4: Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.



12 – 8: Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso perguntei: Senhor meu, qual será o fim destas coisas?



12 – 9: Ele respondeu: Vai-te, Daniel, porque estas palavras estão cerradas e seladas até o tempo do fim.



12 – 10: Muitos se purificarão, e se embranquecerão, e serão acrisolados; mas os ímpios procederão impiamente; e nenhum deles entenderá; mas os sábios entenderão.



Bem ! vou parar por aqui com os personagens bíblicos para acrescentar uma frase de JESUS em Lucas 12: 47 e 48



12 – 47 O servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites;



12 – 48 mas o que não a soube, e fez coisas que mereciam castigo, com poucos açoites será castigado. Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá.



A Geração atual corre o risco de ser enquadrada teologicamente e biblicamente na comparação que JESUS fez com relação à Geração que se levantaria para condenar outra Geração.



Vou esclarecer biblicamente postando as referências para entendimento e reflexão :



Mateus 11: 20 a 25



11 – 20 Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operara a maior parte dos seus milagres, o não se haverem arrependido, dizendo:



11 – 21 Ai de ti, Corazin! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se operaram, há muito elas se teriam arrependido em cilício e em cinza.



11 – 22 Contudo, eu vos digo que para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no dia do juízo, do que para vós.



11 – 23 E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o inferno descerás; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.



11 – 24 Contudo, eu vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para a terra de Sodoma do que para ti.



11 – 25 Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.



Mateus 12: 41

12 – 41 Os ninivitas se levantarão no juízo com esta geração, e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui quem é maior do que Jonas.



Mateus 12: 42

12 – 42 A rainha do sul se levantará no juízo com esta geração, e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui quem é maior do que Salomão.



A GERAÇÃO SETENTA tem uma grande responsabilidade !



GERAÇÃO SETENTA – A VOLTA DE JESUS



Perguntei a uma jovem se ela estava esperando a Volta de Jesus em breve, em face dos Sinais evidentes;



Ela respondeu enfaticamente que não queria que Jesus voltasse, pois desejava casar, primeiro, antes que isso acontecesse. Ela já casou…e… já…



Creio não ser exagero afirmar que muitos estão pensando, de alguma forma, como o exemplo acima;



Este fato real levou-me a refletir sobre a Volta de Jesus, e, como esse acontecimento é esperado pelos verdadeiros Cristãos :



Quem deseja e entende a Volta de Jesus, e, quem está deixando de obedecer ao que Jesus falou em Mateus 6: 33 – Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus…



Jesus deixou evidente em Suas Parábolas e Profecias que uma grande parte de Cristãos serão deixados para trás, isto é, não serão Arrebatados. NÃO CONFUNDIR COM PERDER A SALVAÇÃO.



Do exposto vejamos :



Mateus 24: 40 – Então, estando dois homens no campo, será levado um e deixado o outro;



Mateus 24: 41 – estando duas mulheres a trabalhar no moinho, será levada uma e deixada a outra.



Mateus 25 – 1 Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo.



Mateus 25 – 2 Cinco delas eram insensatas, e cinco prudentes.

Quero deixar claro que estou apenas fazendo uma reflexão sobre uma informação Bíblica.



A Palavra de Deus não está afirmando que cinqüenta por cento de Cristãos não serão Arrebatados, mas sim, que tomando por base a informação Profética e enigmática deixada por Jesus, uma grande parte de Cristãos não serão Arrebatados, por não estarem vigiando neste sentido;



Notamos nas Palavras de Jesus que Ele vai levar os que estão em plena atividade humana e espiritual, isto é, cumprindo todas as suas atividades humanas e Evangélicas;



Desta forma quero deixar claro que ninguém deve negligenciar os seus sonhos e planos, pelo fato da brevidade da Volta de Jesus, e sim, continuar trabalhando e realizando, na vida Secular e na Obra de Deus;



Quando chegar a hora, os que assim estiverem agindo serão alcançados naturalmente, como mostra Mateus 24: 40 e 41;



Lembrem-se das Palavras de Jesus sobre não ficar ansioso por nada neste Mundo ( Mateus 6: 25 a 34 ). Isto inclui o Arrebatamento !



A Geração Setenta tem duas preocupações :



1ª ) Fazer a Obra de Deus no que diz respeito a ganhar Almas para Cristo e fazer Discípulos, obedecendo o Ide ( Atos 1: 8 )( Marcos 16: 15 );



2ª) Vigiar para não ser surpreendido no mais importante segundo de vida desta Geração ( Mateus 24: 44 ).



SERÁ NUM PISCAR DE OLHOS!

(Mateus 24:37-44) (Mateus 24:27)



Será num piscar de olhos!

Toda Terra vai saber

Todo ser que possui vida

Num piscar vai perceber



Será num piscar de olhos!

A Promessa do Amor

E depois desse momento

Será pranto e muita dor



Será num piscar de olhos!

Quanto tudo estiver bem

As aparências enganam

Disse o Mestre também



Será num piscar de olhos!

É muita Luz a brilhar

É demasiado Brilho

Para o olho humano enxergar



Será num piscar de olhos!

Toda Terra vai saber

Mas apenas num piscar

Jesus vai aparecer



Será num piscar de olhos!

Não vai dar para mudar

Quem quiser que mude agora

Antes de Jesus voltar



Será num piscar de olhos!

E virá do oriente

Como um Raio a brilhar

A Se mostrar no ocidente



Será num piscar de olhos!

Creio que será assim

Tudo rápido e bem feito

Será o princípio do fim



Será num piscar de olhos!

Como um raio Ele virá

E a Terra em agonia

Sem a Graça ficará



Será num piscar de olhos!

Por isso viva em Luz

Faça da vida uma bênção

Com a Graça… de Jesus!!!



Será num piscar de olhos!

Por isso viva em Luz

Acostume os seus olhos

Para a vinda… de Jesus!!!



Onir Francisco Damas



O ENIGMA DO SETENTA – Continuação



O Jornal Palavra, de fevereiro de 2005, publicou um Artigo entitulado : “O COMEÇO DO FIM”;



Trata-se de uma Sinopse do resultado de um Relatório encomendado pelo Pentágono (EUA);



O Jornal Palavra começa em seu Artigo o seguinte :



“Uma reportagem publicada pela Revista inglesa The Observer e divulgada no Brasil pela Revista Carta Capital em março de 2004, reproduziu um minucioso estudo solicitado pelo Pentágono, órgão principal do sistema de defesa dos EUA.



O trabalho era sobre fenômenos naturais, efeito estufa, derretimento das geleiras nos pólos Norte e Sul, entre outras ocorrências.



A intenção do levantamento era detectar as possibilidades reais, inclusive com precisão de datas, de novas tragédias acontecerem – e, claro, tentar evitá-las.



Segundo a reportagem, a pesquisa concluiu que, entre 2010 e 2020, o planeta sofrerá mudanças climáticas que trariam escassez aguda de água e energia, causando guerras ao redor do mundo.



Para se ter uma idéia da gravidade da notícia, o estudo diz que o Japão poderá invadir a Rússia e países vizinhos em busca de energia e recursos naturais, e que as duas Coréias poderiam se unir e se tornar uma nova potência mundial dominante.



Tais expectativas podem parecer exageradas ou apocalípticas.



Longe disso. O Japão sofre com a incapacidade geográfica de conseguir energia e as Coréias veem tentando sigilosamente, um acordo político para a reunificação.



Além disso, o Globo Terrestre vem sofrendo com os gases tóxicos despejados na atmosfera, destruindo a camada de ozônio e causando uma “desregulagem” no clima mundial. Ou alguém duvida de que nos últimos anos os verões têm sido mais quentes e os invernos, mais frios ?…” ( até aqui o Jornal Palavra / Fevereiro de 2005 ).



Esta Reportagem vai mais adiante em previsões assustadoras.



O que esta Reportagem tem a ver com este Tópico ?



A resposta está em que 2010 e 2020 citados na Reportagem, enquadra-se na Geração Setenta, iniciada em 1948, e, que somados 70 anos biblicamente (Salmos 90: 10), chega a 2018, isto é, entre 2010 e 2020.



Reiterando quero deixar claro o seguinte:



Quando cito o ano de 2018 com referência sobre o tempo da Geração de Israel que começou em 1948, não estou afirmando que se trata da data da Volta de Jesus, e, nem do Fim do Mundo, e sim de uma referência para mais ou para menos, sobre os 70 anos de uma geração (Salmos 90: 10)



Em outras palavras, nesta Geração está incluído o Arrebatamento da Igreja, os SETE anos da Grande Tribulação, com o aparecimento do ANTICRISTO, a Batalha do Armagedom, a Volta Gloriosa de Jesus com a Igreja, após passar pelo Tribunal de Cristo para receber os “Galardões”( 2ª Coríntios 5: 10 ) ( 1ª Coríntios 3: 10 a 17 ); dando início ao Reino Milenial;



“Não passará esta geração sem que tudo isto aconteça” (Mateus 24: 34 ).



A televisão está noticiando :



O Japão reiniciou sua estruturação bélica, paralisada desde a derrota na 2ª Guerra Mundial;



O Irã continua suas experiências na área atômica, e, com testes de mísseis de longo alcance;



A Coréia do Norte já fez explosão atômica e está textando mísseis…



O “Princípio das dores de parto” profetizado por Jesus está aumentando em todos os sentidos de vida do Planeta…

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Dinossauros: Criação de Deus ou do Diabo?

INTRODUÇÃO




O criacionismo, até hoje, é a maior opositor do evolucionismo . Não surgiu ainda uma hipótese que pudesse criar uma terceira teoria. Portanto neste ringue genealógico, onde dois opostos radicais jogam cartas, contendo argumentos que visam desmoronar a estrutura do rival, surge a pergunta que o evolucionismo tenta explicar com paliativas propostas e o criacionismo, parece que não se atreve a atravessar o campo da especulação: Como surgiram os dinossauros?



É bom citar que esta pesquisa não se propõe analisar a teoria de evolução, conhecida, debatida e combatida. Busca encontrar respostas para perguntas como:



· Por quê os autores e cientistas criacionistas não se interessam em encontrar uma resposta convincente, sendo que admitem a existência de tais feras no passado?

· Quem criou os dinossauros? Teria sido Deus ou o Diabo?

· Se foi Deus, qual o seu objetivo?

· Por quê não existem mais?



Na busca das respostas para tais indagações que permeiam a mente da maioria dos criacionistas, o autor propõe aqui uma explicação encontrada a despeito de muita pesquisa. O leitor pode perceber que a bibliografia consultada parece insuficiente. Isto se deve ao fato de que poucos autores tenham se aprofundado no enigma abordado.

Para tanto, é necessário primeiro, conhecer o pouco que é exposto sobre o assunto.



TEORIA CRISTÃ

Sempre que surgem indagações quanto à origem do homem no meio científico, os pesquisadores evolucionistas são os primeiros a propor uma teoria para solucionar o problema. Para os criacionistas, isto não é um enigma. Mas se dedicam em desfazer o que foi apresentado pelos opositores. A teoria criacionista não foi criada para combater. Ela existe como um marco na história. É irreversível e à prova de toda especulação que intente derrubá-la. No entanto, é sempre a segunda a partir. Pensa-se até que se não existisse o darwinismo, aqueles que "mantém a fé de



Jesus" não teriam sido estimulados a buscar novas verdades. Portanto, por mais negativo que possa ser, o evolucionismo criou um fenômeno interessante: tirar da letargia aqueles que , "pela fé somente", criam em Deus como criador e omissor de toda informação científica de seus feitos. Estes feitos demonstram a grandiosidade e o poder reconhecível dEle. Mas isto está dentro do plano divino.



Ele permite que o Diabo se manifeste primeiro para que suas obras sejam desmascaradas. Em consonância com os evolucionistas, os autores da oposição estão sempre dispostos a aceitar a existência de feras como dinossauros no passado. Mesmo porquê os fósseis são provas incontestáveis disto.



Sendo um terreno onde não há terra firme e um forte nevoeiro cobre o local, os criacionistas não se atreveram a tentar uma explicação para a origem destes animais.A luta tem se concentrado no todo. Tanto que um combatente da causa criacionista, Doutor Ritter (sem data) afirma que em princípio os organismos têm sido agrupados em dois grandes grupos: animal e vegetal... . mais recentemente os biólogos têm introduzido um terceiro, o protista, o qual incluiria a totalidade dos seres unicelulares, protozoários e bactérias, muitas vezes difíceis de serem classificados como animais ou vegetais (p.102).



Há nas entrelinhas, por parte deste autor citado, um acomodar quanto ao fato de que animais como dinossauros fazem parte da ordem comum da vida. Ele considera a ordem dos dinossauros (saurischia) e suas sub-ordens (theropoda- carnívoros bípedes; sauropoda- erbívoros e quadrúpedes) como parte da classe reptilia (rastejar).



Em extinção, estão segundo seus conhecimentos:



- Ordem colylosauria - os mais antigos. Grandes espinhas dorsais de até 1metro interligados por uma membrana dorsal de utilidade desconhecida.



- Ordem sauropterygia - répteis marinhos com cabeça de lagarto, assente sobre logo pescoço serpentiforme e corpo de forma cilíndrica, com quatro membros terminados em nadadeiras, pele nua com a parte anterior do corpo encouraçada.



- Ordem ichthyosauria - corpo semelhante aos golfinhos e perfeitamente adaptados para vida aquática (lagarto-peixe).



- Ordem sauríschia - tyrannosaurus rex (6 - 7 m de altura); diplodocus e o brontosaurus com quase 30 metros de extensão.



- Ordem orntischia - pelvis semelhante a das aves. Sub-ordens: ornithopoda (iguanodonte, grande réptil de estação bípede, cauda poderosa e membros anteriores atrofiados, tendo o polegar como arma ofensiva; stegosauridae, dinossauros armados, verdadeiras cidadelas ambulantes ou tanques vivos;



- Ordem ceratopsia, dinossauros cornudos como o tricerotops com 3 chifres e ankilosauria, armado, mas semelhante a tatus.



- Ordem pterosauria - incluía répteis voadores, com os membros anteriores interligados por membrana volátil como morcegos. Ex.: rhamphorhynchus com cauda longa e o pteranodon, sem cauda. Alguns tinham vários metros de envergadura (pp.109,110).



COMO CHEGARAM A TERRAS DISTANTES?

Os ossos desses animais são encontrados em todos os continentes. Isto indica que popularam a terra toda. Apesar da teoria de continentes ligados antes do dilúvio que possibilitariam a ocupação destes pelos dinossauros, outra teoria é apresentada como susceptível de probabilidade pelo Doutor Ritter. Ele diz que a distribuição de animais terrestres a partir de um ponto radiante no oriente médio, como admitem os criacionistas, pode ser explicada por pontes terrestres unindo continentes ou unindo continentes a ilhas adjacentes. A simples reconstituição das enormes massas de gelo que uma vez se acumularam no Hemisfério Norte faria o nível dos oceanos descer 90 metros. Segundo boas fontes, isto seria suficiente para estabelecer um bom número de pontes terrestres, inclusive a ligação da Ásia com a América, e assim resolver um grande problema da distribuição de animais(p. 131).



Dentro de todo panorama observado no campo científico criacionista, fica claro que a existência de dinossauros é encaixada dentro do ato criativo divino, pois não se tem encontrado uma linha discordante. Mas será que está correto?



AFINAL, O QUE SÃO?

Ao se observar os desenhos criados a partir dos fósseis, chega uma pergunta a mente: "afinal, que tipo de animais são estes?" Os dinossauros têm semelhanças com todas as classes de seres vivos inferiores. Os pesquisadores Ruth Wheeler e Harold G. Goffin (1993) citam como exemplo o ictiossauro que tem traços de golfinho, formato de vela nas costas, quatro pernas no formato de remos e uma cabeça pontuda com mandíbulas longas e estreitas. Seus grande olhos redondos podem tê-lo ajudado a apanhar peixes nas águas escuras. Tinha mais ou menos o formato de um tubarão ou boto, e assim podia deslizar facilmente na água (p.13).



É importante observar que parece não haver uma definição para eles apesar de serem considerados répteis. Uns são semelhantes a peixes, outros a tatus, a rinocerontes, a pássaros, lagartos e tartarugas. Algo estranho é admitir que eles eram simplesmente répteis. O Dr. Coffin (!993) afirma que os fósseis desses répteis indicam que eles constituíram na verdade de um grupo altamente diversificado, com tamanho que variava desde o de um coelho até o de tremendas bestas de 15 metros de altura e de 30m de comprimento, pesando mais de 80 toneladas (p.31). Outros cientistas têm concluído que os dinossauros eram homeotermos ( animais de sangue quente).



O Dr. Coffin continua apresentando os seguintes argumentos:



1. Os dinossauros tinham uma postura diferente da dos lagartos, cobras e crocodilos, e mais parecida com a dos mamíferos. A energia necessária para elevar o corpo do chão pode ter requerido mais energia do que a revelada pelos pecilotérmicos ( animais de sangue frio).

2. A evidência de que pelo menos alguns desses répteis eram ativos e rápidos, argumentam contra o fato de terem sido de sangue frio.

3. tamanho de algumas dessas bestas dificultaria o aquecimento e esfriamento de seus grandes corpos dentro dos limites do dia e da noite.

4. Os ossos dos dinossauros se assemelham mais aos dos mamíferos e de aves do que aos de répteis, no que se refere a vasos sangüíneos, canais havesianos.

5. Em contraste com esses pontos, os dentes dos dinossauros mostram anéis de crescimento concêntricos - uma característica dos animais de sangue frio(p.34).



AMALGAMAÇÃO

A Bilblia diz que Deus fez os animais selváticos, segundo a sua espécie, e os animais domésticos, conforme a sua espécie e todos os répteis da terra, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom (Gên.1: 25).Ela afirma que houve distinção em cada classe. Era fácil poder identificar a que ordem pertencia cada animal. Um animal selvático não era confundido com um réptil, ou réptil com outras classes.



Então surge uma pergunta: se os dinossauros que, provavelmente, não tinham uma identidade definida, como chegaram a este ponto? S. Mateus 13: 27 e 28 revela que o Senhor, não semeou boa semente no campo dele. E pergunta donde vem o joio. O dono da casa respondeu: 'Um inimigo fez isto!'



A escritora Ellen G. White , sendo citada em Seminários Sobre Criacionismo(1989), comenta que todo joio é semeado pelo maligno. Toda erva nociva é de semeadura dele, e por seus métodos engenhosos de amálgama, ele corrompeu a Terra com joio(p.209). O dicionário Aurélio define 'amálgama' como mistura de elementos que, embora diversos, contribuem para formar um todo (...) - ligar, misturar, mesclar, confundir, combinar, entrelaçar, reunir, mesclar e confundir.

Tal método proposto chama-se empírico, ou seja, baseado apenas na experiência e sem caráter científico (...). Diz-se de conhecimento que provém, sob perspectivas diversas, da experiência. Este método opõe-se ao racionalismo que é um método de observar coisas baseado exclusivamente na razão, considerada como única autoridade quanto à maneira de pensar e/ou agir.

Em plena especulação, é possível dizer que se o mesmo critério for válido para o Diabo, ele certamente não sabia o que estava criando.

Outra informação científica corrobora este ponto. A Enciclopédia Barsa afirma que há nos seres vivos (homens e animais) um hormônio chamado smatotrofina ou hormônio do crescimento liberado pela hipófise anterior, glândula de secreção interna situada no crânio, sob a face inferior do cérebro.

É produzido nas células easinófilas, de ação sobre quase todos os tecidos do corpo.

Quando o hormônio é produzido em excesso, causa gigantismo nas crianças e a

acromegalia, ou seja, excesso de crescimento da face, das mãos, dos pés e tecidos moles,

nos adultos ( vol.1, p.243; vol. 10, p.305; vol.8, p. 231) .

Portanto, ciente deste conhecimento, Satanás pode ter usado este recurso de hiperfunção para



transformar em estatura e, consequentemente, peso a estas criaturas. O Dr. Coffin alega que alguns dinossauros provavelmente tinham moelas, e se serviam de pedregulhos e cascalhos como os pássaros. No estômago de alguns foram achados 'madeira e ossos de outros pequenos dinossauros e pelo menos um dente. É improvável que esses pequenos dinossauros tenham sido apanhados e devorados. Crê-se que o animal se alimentava de carniça também. O dinossauro então pode ser classificado como onívoro - comia alimento de todos os tipos (p.33).



O paleontólogo Raul Juste Lores(1999) em suas pesquisas na Patagônia afirma que há ainda o Rebbachisaurus tessonei, um herbívoro de dentes frágeis que engolia pedras para ajudar a moer os arbustos que empurrava para dentro do estômago (p.100).



Com tal cenário existente, foi necessário a intervenção divina. Deus precisava limpar a terra de toda obra maligna que o Diabo e os homens haviam feito. Necessitava recriar uma ordem que seria diferente do ponto em que chegou a anterior.



Ellen G. White(sem data) afirma que todas as espécies de animais criados por Deus foram preservadas na arca. As espécies confusas que Deus não criou, e que foram resultado da amalgamação, foram destruídas pelo dilúvio (p.215).



DILÚVIO

White comenta que havia somente poucas gerações que Adão tivera acesso à arvore da vida, que prolongava a existência. Após sua desobediência não mais lhe foi permitido comer da árvore da vida. Privado desta árvore, sua existência iria declinar gradualmente( p.210).



Deus tinha uma nova ordem em mente. Para que seu plano salvífico fosse colocado em prática precisava de um mundo diferente. A raça humana e a animal começaram a declinar, se não o mal seria retomado com proporções superiores. Logo depois do dilúvio a raça humana começou a perder rapidamente estatura e número de anos de vida. Houve uma classe de animais muito grandes que pereceu no dilúvio. Deus sabia que a força do homem iria decair, e aqueles monstros não poderiam ser controlados pelo homem enfraquecido(p.210).



Há outro fator biológico que mostra a não-vontade de Deus em salvar essas aberrações. A arca foi projetada para não comportar tanto peso como de um dinossauro (alguns cerca de 80 toneladas), quanto mais de um casal para reprocriação.



Se tão somente estes tivessem oportunidade, a humanidade não existiria dentro de pouco tempo após o dilúvio. Kidner (1995) em sua pesquisa, afirma que o baú (arca) possuía 3 conveses com quartos ou camarotes chamados ninhos ( p.82).



Nos estudos de personagens da Bíblia Thompson, há uma referência de que a arca tenha medido, cada convés, cerca de 4,6m de altura(p.1427). Um dinossauro do tipo Tyranossaurus Rex tinha de 6 a 7 metros de altura ( quase o dobro). Outro exemplo é o do Giganotosaurus carolinii, que tinha a cabeça de 1,8m e comia uma tonelada de carne por dia. Seus companheiros de viagem estariam ali para servi-lo exclusivamente. Além de difícil conciliar uma idéia que possibilitasse o salvamento destas espécies, ainda que não fosse predador, (como por exemplo um Brontosauro de quase 30 metros) seria impossível acomodar alguns deles dentro do barco.



Coffin abre possibilidade de que fêmeas prenhes de dinossauros de várias espécies conseguiram sobreviver ao dilúvio até que as águas começaram a baixar. Instintivamente os animais se congregaram e procuraram um local seguro em ilhas que emergiam na região. Ali puseram ovos no barro, e enquanto as marés e tormentas faziam com que o nível da água se modificasse, enterrando os ninhos rapidamente com mais sedimentos(p.35). White diz que por ocasião do dilúvio as pessoas e os animais também reuniram-se nos pontos altos, e à medida que as águas recuaram de sobre a superfície, corpos mortos foram deixados nas altas montanhas, assim como sobre os outeiros e lugares baixos. Não permitindo que ao decomporem poluíssem a atmosfera, fez com que um forte vento passasse sobre a terra com a finalidade de enxugar as águas, as quais se deslocaram com grande força - em certos casos chegaram a arrastar o cume das montanhas como se estas fossem poderosas montanhas onde estas nunca dantes haviam sido vistas, sepultando assim os cadáveres ao lado de árvores, pedras e terra (p.214).



Para confirmar, uma parte da matéria divulgada pela revista Veja em 20 de outubro de 1999 informa que foi graças à erosão que os paleontólogos Rodolfo Coria, diretor do museu Carmen Funes, de Plaza Huincul, e Luis Chiappe, atualmente do Museu de História Natural de Los Angeles, realizaram uma das mais espetaculares descobertas dos últimos anos. Eles acharam nas encostas do vulcão Auca Mahuida, no ano passado, um ovo com um embrião de surópode tão bem conservado que era possível ver a textura da pele do animalzinho a descoberta foi tão fantástica - nunca ninguém havia encontrado um ovo semelhante - que Coria virou consultor da National Geographic Society e da Jurassic Foundation, entidade mantida pelo cineasta Steven Spielberg.



Trezentos ovos foram retirados dos arredores do vulcão e ainda estão sendo estudados. Em abril restos de seis dinossauros carnívoros, um deles com esqueleto completo, foram encontrados na região por Coria e Chiappe. Os dinossauros carnívoros já são difíceis de achar. E seis que tenham morrido juntos, então, são muito mais raros ainda. O paleontólogo Calvo está explorando a 'nova' região de Rincón de Los Sauces, a 270 quilômetros de Neuquén, um enorme depósito de animais fossilizados. Ele deve passar pelo menos cinco anos explorando essa região de pedras negras e difícil acesso, de onde são vistos os picos nevados dos Andes (p.100)Há ovos dispostos exatamente como foram postos nos ninhos.



Coffin diz que os ovos e ninhos estão localizados em três metros verticais. Isto sugere condições de vidas normais. Só que nestas camadas superficiais há escassez de plantas fósseis e animais desse porte exigiam muita vegetação com alimento, dependendo direta ou indiretamente do fato de serem herbívoros ou carnívoros( p. 35).



Depois do dilúvio, o homem foi modificado. Satanás não podia mais lançar mão de criaturas com poder de destruição catastrófica como os dinossauros. Deus, a estes, destruiu. Houve uma recriação. Mas lançando mão novamente do laboratório da natureza continuou e continua fazendo, não grandes monstros, mas pequenos como insetos nocivos (baratas, muriçocas, moscas e etc.). Quanto mais pequenos piores ( parasitas, vermes, bactérias, vírus etc.) espalhando doenças e ceifando vidas. Antes do dilúvio os homem certamente eram mais resistentes a este tipo de ataque.



Sua estratégia também foi renovada.



CONCLUSÃO



Este combate transcende o mundo material e chega à esfera espiritual. O evolucionismo é uma das peças deste jogo. A função do criacionismo é revelar a voz do primeiro anjo de Apocalipse 14: 6 e que diz o homem deve temer a Deus e dar-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorar Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas".



A humanidade é convidada a adorar e reconhecer a autoridade do Criador. Mas a maior parte prefere reconhecer sua origem do nada.



As evidências indicam que Deus não teve a intenção de criar feras ainda que, se existissem no Éden, fossem mansas. Não faz parte da personalidade dEle fazer confusão.



BIBLIOGRAFIA



Buarque de Holanda Ferreira, Aurélio( 1988). Dicionário Aurélio. Nova Fronteira, 1ª edição.

Coffin,HG, Ellen G. White(1989). Seminários sobre Criacionismo. Cachoeira, BA: Instituto Adventista de Ensino do Nordeste.

Enciclopédia Barsa (1992). Editora Encyclopaedia Britânica do Brasil Publicações Ltda. RJ - SP.

III Encontro Universitário Adventista (1974). Departamento de Educação Associação Rio - Minas.

Juste Lores, Raul. País dos Dinos. Revista Veja. Ed Abril. Outubro de 1999.

Kidner, Derek. Gênesis, Introdução e Comentário(1995). 3ª ed. Sociedade religiosa Vida Nova e Associação Religiosa Editora Mundo Cristão.

Ritter, Orlando. Estudos em Ciência e Religião. IAE. 1ª parte.

Wheeler, Ruth, Coffin, HG. (1993) Dinossauros. 2ª edição CPB, Tatí, SP



Por Carlos Alberto de Souza Magalhães

Seminarista

Cachoeira, BA. Novembro de 1999



Revisado por Dr. Carlos Gama Michel. Pastor, médico e mestre em saúde pública. Professor de Ciência e Religião do Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, Instituto Adventista de Ensino do Nordeste.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Leis Dominicais segundo o livro de Ellen G. White

O Desafio de Satanás à Autoridade de Deus
Deus denuncia Babilônia porque "tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição". ...
Deus fez o mundo em seis dias e descansou no sétimo, santificando este dia e separando-o de todos os outros como sagrado a Sua própria Pessoa, para que fosse observado por Seu povo durante todas as suas gerações. Mas o homem do pecado, exaltando-se acima de Deus, assentando-se no templo de Deus e ostentando-se como se fosse o próprio Deus, cuidou em mudar os tempos e as leis. Este poder, tencionando provar que não somente era igual a Deus, mas estava acima de Deus, mudou o dia de repouso, colocando o primeiro dia da semana onde deveria estar o sétimo. E o mundo protestante tem admitido que este filho do papado seja considerado sagrado. Na Palavra de Deus, isto é chamado de sua fornicação. (Apoc. 14:8.) The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, pág. 979.
Durante a dispensação cristã, o grande inimigo da felicidade do homem fez do sábado do quarto mandamento um objeto de ataque especial. Satanás diz: "Eu atravessarei os propósitos de Deus.

Capacitarei meus seguidores a porem de lado o memorial de Deus, o sábado do sétimo dia. Assim, mostrarei ao mundo que o dia abençoado e santificado por Deus foi mudado. Esse dia não perdurará na mente do povo. Apagarei a lembrança dele. Porei em seu lugar um dia que não leve as credenciais de Deus, um dia que não seja um sinal entre Deus e Seu povo. Levarei os que aceitarem este dia a porem sobre ele a santidade que Deus pôs sobre o sétimo dia." Profetas e Reis, págs. 183 e 184.

O Sábado - o Grande Ponto em Litígio

Na peleja a ser travada nos últimos dias estarão unidos, em oposição ao povo de Deus, todos os poderes corruptos que apostataram da lealdade à lei de Jeová. Nessa peleja, o sábado do quarto mandamento será o grande ponto em litígio, pois no mandamento do sábado o grande Legislador Se identifica como o Criador dos céus e da Terra. Mensagens Escolhidas, vol. 3, págs. 392 e 393.
"Certamente guardareis os Meus sábados", diz o Senhor; "pois é sinal entre Mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que Eu sou o Senhor, que vos santifica." Êxo. 31:13. Alguns procurarão colocar obstáculos no caminho da observância do sábado, dizendo: "Não sabeis que dia é o sábado", mas parecem saber quando chega o domingo, e têm manifestado grande zelo em fazer leis impondo sua observância. The Kress Collection, pág. 148.

O Movimento da Lei Dominical na Década de 1880
Por muitos anos temos esperado que seja promulgada uma lei dominical em nosso país, e agora que o movimento está precisamente diante de nós, perguntamos: O que nosso povo pretende fazer neste sentido? ... Devemos buscar especialmente a Deus, pedindo que agora seja concedido graça e poder a Seu povo. Deus vive, e não cremos que chegou plenamente o tempo em que Ele queira que nossas liberdades sejam restringidas.
O profeta viu "quatro anjos em pé nos quatro cantos da Terra, conservando seguros os quatro ventos da Terra, para que nenhum vento soprasse sobre a Terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma". Outro anjo, "que subia do nascente do Sol", gritou para eles, dizendo: "Não danifiqueis nem a Terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos em suas frontes os servos do nosso Deus." Isto aponta para a obra que temos de fazer agora: clamar a Deus para que os anjos segurem os quatro ventos até que sejam enviados missionários a todas as partes do mundo e tenham proclamado a advertência acerca da desobediência à lei de Jeová. Review and Herald Extra, 11 de dezembro de 1888.
Defensores da Lei Dominical não Compreendem o que Fazem
O movimento dominical está agora abrindo caminho nas trevas. Os líderes encobrem a verdadeira questão, e muitos que se unem ao movimento não percebem para onde propende a tendência oculta. ...

Eles estão agindo como cegos. Não vêem que se um governo protestante abandona os princípios que deles fizeram uma nação livre e independente, e, pela legislação, introduz na Constituição princípios que propaguem a falsidade e ilusão papal, eles estão se lançando nos horrores romanos da Idade Média. Review and Herald Extra, 11 de dezembro de 1888.
Muitos há, mesmo entre os que se empenham neste movimento em favor da imposição do domingo, que se acham cegos aos resultados que seguirão a essa ação. Não vêem que golpeiam diretamente a liberdade religiosa. Muitos existem que jamais compreenderam as reivindicações do sábado bíblico e o falso fundamento sobre o qual repousa a instituição do domingo. ...
Os que se empenham em conseguir uma emenda à Constituição, para obter uma lei que imponha a observância do domingo, mal compreendem qual vai ser o resultado. Uma crise está iminente. Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 318 e 352.
Não Ficar Parado, Sem Fazer Nada
É nosso dever fazer tudo que estiver ao nosso alcance para evitar o perigo que se aproxima. ... Sobre homens e mulheres de oração, em todas as partes do país, recai a grande responsabilidade de pedir que Deus afaste essa nuvem do mal, e conceda mais alguns anos de graça para trabalharmos para o Mestre. Review and Herald Extra, 11 de dezembro de 1888.
Os que estão agora guardando os mandamentos de Deus precisam pôr-se em atividade para obter a ajuda especial que só Deus pode dar-lhes.

Devem trabalhar mais diligentemente para adiar até quando for possível a calamidade que se aproxima. Review and Herald, 18 de dezembro de 1888.
O povo de Deus, que guarda os mandamentos, não deve permanecer calado neste tempo, como se aceitássemos a situação de bom grado. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, pág. 975.
Não estamos cumprindo a vontade de Deus se nos deixarmos ficar em quietude, nada fazendo para preservar a liberdade de consciência. Fervente e eficaz oração deve ascender ao Céu para que essa calamidade seja deferida até que possamos realizar a obra por tanto tempo negligenciada. Haja as mais fervorosas orações, e então trabalhemos em harmonia com as nossas orações. Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 320 e 321.
Há muitos que estão despreocupados, e se acham, por assim dizer, adormecidos. Eles dizem: "Se a profecia predisse a imposição da observância do domingo, a lei certamente será promulgada", e, tendo chegado a essa conclusão, assentam-se em calma expectativa do evento, confortando-se com o pensamento de que Deus protegerá Seu povo no tempo de angústia. Mas o Senhor não nos livrará se não fizermos algum esforço para realizar a obra que Ele nos confiou. ...
Como fiéis atalaias, deveis dar o aviso ao ver que vem a espada, para que homens e mulheres, pela ignorância, não sigam um rumo que evitariam se conhecessem a verdade. Review and Herald Extra, 24 de dezembro de 1889.
Combater as Leis Dominicais Pela Pena e Pela Voz
Não podemos trabalhar para agradar a homens que irão empregar sua influência para reprimir a liberdade religiosa, e pôr em execução medidas opressivas para levar ou compelir seus semelhantes a observar o domingo como sábado. O primeiro dia da semana não é um dia para ser reverenciado. É um sábado espúrio, e os membros da família do Senhor não podem ter parte com os homens que o exaltam, e violam a lei de Deus, pisando Seu sábado. O povo de Deus não deve votar para colocar tais homens em cargos oficiais; pois assim fazendo, são participantes nos pecados que eles cometem enquanto investidos desses cargos. Fundamentos da Educação Cristã, pág. 475.
Espero que a trombeta dê o sonido certo no tocante a esse movimento da lei dominical. Penso que seria melhor se, em nossas revistas, o assunto da perpetuidade da lei de Deus se tornasse uma especialidade. ... Devemos agora fazer tudo que for possível para derrotar essa lei dominical. Counsels to Writers and Editors, págs. 97 e 98.
Os Estados Unidos Aprovarão uma Lei Dominical
Quando nossa nação renunciar os princípios de seu governo de tal forma que vote uma lei dominical, nesse próprio ato o protestantismo dará a mão ao papado. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 318.
Os protestantes lançarão toda a sua influência e poder ao lado do papado. Por um ato nacional impondo o falso sábado, eles darão vida e vigor à corrompida fé de Roma, avivando sua tirania e opressão da consciência. Maranata (Meditações Matinais, 1977), pág. 179.
Mais cedo ou mais tarde serão aprovadas leis dominicais. Review and Herald, 16 de fevereiro de 1905.
Em breve serão impostas as leis dominicais, e homens em posições de confiança ficarão furiosos com o pequeno número do povo de Deus que guarda os mandamentos. Manuscript Releases, vol. 4, pág. 278.
A profecia do capítulo 13 do Apocalipse declara que o poder representado pela besta de cornos semelhantes aos do cordeiro fará com que a "Terra e os que nela habitam" adorem o papado, ali simbolizado pela besta "semelhante ao leopardo". ... Esta profecia se cumprirá quando aquela nação impuser a observância do domingo, que Roma alega ser um reconhecimento especial de sua supremacia. ...
A corrupção política está destruindo o amor à justiça e a consideração para com a verdade; e mesmo na livre América do Norte, governantes e legisladores, a fim de conseguir o favor do público, cederão ao pedido popular de uma lei que imponha a observância do domingo. O Grande Conflito, págs. 578, 579 e 592.
Argumentos Usados Pelos Defensores da Lei Dominical
Satanás dá sua interpretação aos eventos, e os homens pensam, como ele quer que o façam, que as calamidades que enchem a Terra constituem um resultado da transgressão do domingo. Tencionando aplacar a ira de Deus, esses homens influentes fazem leis impondo a observância do domingo. Manuscript Releases, vol. 10, pág. 239.
Esta mesma classe apresenta a alegação de que a corrupção que rapidamente se alastra é atribuível em grande parte à profanação do descanso dominical, e que a imposição da observância do domingo melhoraria grandemente a moral da sociedade. Insiste-se nisto especialmente na América do Norte, onde a doutrina do verdadeiro sábado tem sido mais amplamente pregada. O Grande Conflito, pág. 587.
O Protestantismo e o Catolicismo Agirão de Comum Acordo
O protestantismo dará a mão da comunhão ao poder romano. Então haverá uma lei contra o sábado da criação divina, e será nessa ocasião que Deus efetuará Sua "estranha obra" na Terra. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, pág. 910.
Não conseguimos ver como a Igreja romana poderá desembaraçar-se da acusação de idolatria. ... E esta é a religião que os protestantes estão começando a encarar com tanto agrado e que finalmente se unirá com o protestantismo. Esta união não será, porém, efetuada por uma mudança no catolicismo, pois Roma não muda. Ela declara possuir infalibilidade. É o protestantismo que mudará. A adoção de idéias liberais, de sua parte, o conduzirá ao ponto em que possa apertar a mão do catolicismo. Review and Herald, 1º de junho de 1886.
O pretenso mundo protestante formará uma confederação com o homem do pecado, e a igreja e o mundo estarão em corrupta harmonia. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, pág. 975.
O romanismo no Velho Mundo, e o protestantismo apóstata no Novo, adotarão uma conduta idêntica para com aqueles que honram todos os preceitos divinos. O Grande Conflito, págs. 615 e 616.

As Leis Dominicais Honram a Roma
Quando as principais igrejas dos Estados Unidos, ligando-se em pontos de doutrinas que lhes são comuns, influenciarem o Estado para que imponha seus decretos e lhes apóie as instituições, a América protestante terá então formado uma imagem da hierarquia romana, e a inflição de penas civis aos dissidentes será o resultado inevitável. ...
A imposição da guarda do domingo pelos protestantes é uma obrigatoriedade do culto ao papado. ...
No próprio ato de impor um dever religioso por meio do poder secular, formariam as igrejas mesmas uma imagem à besta; daí a obrigatoriedade da guarda do domingo nos Estados Unidos equivaler a impor a adoração à besta e à sua imagem. O Grande Conflito, págs. 445, 448 e 449.
Quando o protestantismo estender os braços através do abismo, a fim de dar uma das mãos ao poder romano e a outra ao espiritismo, quando por influência dessa tríplice aliança a América do Norte for induzida a repudiar todos os princípios de sua Constituição, que fizeram dela um governo protestante e republicano, e adotar medidas para a propagação dos erros e falsidades do papado, podemos saber que é chegado o tempo das operações maravilhosas de Satanás e que o fim está próximo. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 151.
Roma Recuperará a Supremacia Perdida
Ao aproximar-nos da última crise, é de vital importância que existam entre as instrumentalidades do Senhor harmonia e união. O mundo está cheio de tempestade, guerra e contenda. Contudo, ao mando de um chefe - o poder papal - o povo se unirá para opor-se a Deus na pessoa de Suas testemunhas. Essa união é cimentada pelo grande apóstata. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 171.
Leis impondo a observância do domingo como o sábado ocasionarão uma apostasia nacional dos princípios do republicanismo em que se baseia o governo. A religião do papado será aceita pelos governantes, e será invalidada a lei de Deus. Manuscript Releases, vol. 7, pág. 192.
É evidente que uma época de grandes trevas intelectuais tem sido favorável ao êxito do papado. Ainda será demonstrado que uma época de grande luz intelectual também é favorável ao seu êxito. Spirit of Prophecy, vol. 4, pág. 390.
No movimento ora em ação nos Estados Unidos a fim de conseguir para as instituições e usos da igreja o apoio do Estado, os protestantes estão a seguir as pegadas dos romanistas. Na verdade, mais que isto, estão abrindo a porta para o papado a fim de adquirir na América protestante a supremacia que perdeu no Velho Mundo. O Grande Conflito, pág. 573.
Uma Lei Dominical Nacional Significa Apostasia Nacional
A fim de se fazerem populares e conquistarem a simpatia do povo, os legisladores hão de ceder ao desejo deste, de obter leis dominicais. ... Por um decreto que visará impor uma instituição papal em contraposição à lei de Deus, a nação americana se divorciará por completo dos princípios da justiça. ...
Como a aproximação dos exércitos romanos foi um sinal para os discípulos da iminente destruição de Jerusalém, assim essa apostasia será para nós um sinal de que o limite da paciência de Deus está atingido. Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 150 e 151.
Precisamos tomar a firme posição de que não reverenciaremos o primeiro dia da semana como o sábado, pois ele não é o dia que foi abençoado e santificado por Jeová, e reverenciando o domingo nós nos colocaríamos ao lado do grande enganador. ...
Quando for invalidada a lei de Deus e a apostasia se tornar um pecado nacional, o Senhor agirá em favor de Seu povo. Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 388.
O povo dos Estados Unidos tem sido um povo favorecido, mas quando eles restringirem a liberdade religiosa, renunciarem ao protestantismo e apoiarem o papado, a medida de sua culpa estará cheia, e nos livros do Céu será escrito: "apostasia nacional". Review and Herald, 2 de maio de 1893.
A Apostasia Nacional Será Seguida de Ruína Nacional
Quando nossa nação [Estados Unidos], em suas assembléias legislativas, promulgar leis que restrinjam a consciência das pessoas quanto ao seus privilégios religiosos, impondo a observância do domingo e exercendo poder opressor contra os que guardam o sábado do sétimo dia, a lei de Deus será, para todos os efeitos, invalidada em nosso país, e a apostasia nacional será seguida de ruína nacional. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, pág. 977.
É ao tempo da apostasia nacional, quando, agindo segundo os métodos de Satanás, os governantes da Terra se enfileirarem ao lado do homem do pecado - é então que a medida da culpa se encherá; a apostasia nacional é o sinal para a ruína da nação. Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 373.
Princípios católicos romanos serão adotados sob o cuidado e a proteção do Estado. Esta apostasia nacional será rapidamente seguida pela ruína nacional. Review and Herald, 15 de junho de 1897.
Quando as igrejas protestantes se unirem com o poder secular para amparar uma religião falsa, à qual se opuseram os seus antepassados, sofrendo com isso a mais terrível perseguição, então o dia de repouso papal será tornado obrigatório pela autoridade mancomunada da Igreja e do Estado. Haverá uma apostasia nacional que só terminará em ruína nacional. Evangelismo, págs. 234 e 235.
Quando o Estado usar seu poder para impor os decretos e amparar as instituições da Igreja - então a América Protestante terá formado uma imagem do papado e haverá uma apostasia nacional que só terminará em ruína nacional. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, pág. 976.
Legislação Dominical Universal
A História se repetirá. A religião falsa será exaltada. O primeiro dia da semana, um dia comum de trabalho
que não possui santidade alguma, será estabelecido como o foi a estátua de Babilônia. A todas as nações, línguas e povos se ordenará que venerem esse sábado espúrio. ... O decreto impondo a veneração desse dia se estenderá a todo o mundo. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, pág. 976.
Quando a América, o país da liberdade religiosa, se aliar com o papado, a fim de dominar as consciências e impelir os homens a reverenciar o falso sábado, os povos de todos os demais países do mundo hão de ser induzidos a imitar-lhe o exemplo. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 373.
A questão do sábado será o ponto controverso no grande final conflito em que o mundo inteiro há de ser envolvido. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 19.
As nações estrangeiras seguirão o exemplo dos Estados Unidos. Posto que ela seja a líder, a mesma crise atingirá todo o nosso povo em toda parte do mundo. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 46.
A substituição do verdadeiro pelo falso é o último ato do drama.
Quando esta substituição se tornar universal, Deus Se revelará. Quando as leis dos homens forem exaltadas acima das leis de Deus, quando os poderes da Terra procurarem obrigar os homens a guardar o primeiro dia da semana, sabei que chegou o tempo para Deus agir. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, pág. 980.
A substituição da lei de Deus pelas dos homens, a exaltação, por autoridade meramente humana, do domingo, posto em lugar do sábado bíblico, é o derradeiro ato do drama. Quando essa substituição se tornar universal, Deus Se revelará. Ele Se erguerá em Sua majestade para sacudir terrivelmente a Terra. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 142 e 143.
O Mundo Inteiro Apoiará a Legislação Dominical
Os ímpios... declaravam que tinham a verdade, que havia milagres entre eles; que anjos do Céu conversavam e andavam com eles, que grande poder e sinais e maravilhas eram realizados em seu meio, e que isso constituía o milênio temporal que aguardavam há tanto tempo. Todo o mundo se convertera e estava em harmonia com a lei dominical. Mensagens Escolhidas, vol. 3, págs. 427 e 428.
O mundo todo há de ser instigado à inimizade contra os adventistas do sétimo dia, porque eles não rendem homenagem ao papado, honrando o domingo, instituição desse poder anticristão. Testemunhos Para Ministros, pág. 37.
Os que calcam aos pés a lei de Deus fazem leis humanas que eles obrigarão as pessoas a aceitar. Homens imaginarão, deliberarão e planejarão o que irão fazer. O mundo inteiro guarda o domingo, dizem eles, e por que este povo, cujo número é tão pequeno, não haveria de proceder de acordo com as leis do país? Manuscrito 163.
O Conflito Concentra-se na Cristandade
O chamado mundo cristão será o palco de grandes ações decisivas. Homens com autoridade promulgarão leis para controlar a consciência, segundo o exemplo do papado. Babilônia fará que todas as nações bebam do vinho da ira de sua prostituição. Toda nação será envolvida. João, o Revelador, declara o seguinte sobre esse tempo: ... "Têm estes um só pensamento." (Apoc. 18:3-7; 17:13 e 14.) Haverá um laço de união universal, uma grande harmonia, uma confederação de forças satânicas. "E oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem." Assim é manifestado o mesmo poder arbitrário e opressor contra a liberdade religiosa, contra a liberdade de adorar a Deus de acordo com os ditames da consciência, que foi manifestado pelo papado, quando no passado ele perseguiu os que ousaram recusar conformar-se aos ritos e cerimônias religiosas dos romanistas. Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 392.
Todo o mundo cristão estará envolvido no grande conflito entre a fé e a incredulidade. Review and Herald, 7 de fevereiro de 1893.
Toda a cristandade estará dividida em duas grandes classes - os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus, e os que adoram a besta e sua imagem, e recebem o seu sinal. O Grande Conflito, pág. 450.
Como o sábado se tornou o ponto especial de controvérsia por toda a cristandade, e as autoridades religiosas e seculares se combinaram para impor a observância do domingo, a recusa persistente de uma pequena minoria em ceder à exigência popular, fará com que esta minoria seja objeto de execração universal. O Grande Conflito, pág. 615.

Quando o decreto promulgado pelos vários governantes da cristandade contra os observadores dos mandamentos lhes retirar a proteção do governo, abandonando-os aos que lhes desejam a destruição, o povo de Deus fugirá das cidades e vilas e reunir-se-á em grupos, habitando nos lugares mais desertos e solitários. O Grande Conflito, pág. 626.
Não Manifestar Provocação
Os que compõem nossas igrejas têm traços de caráter que, se não forem muito cuidadosos, os levarão a sentirem-se indignados, porque, devido a falsas informações, é tirada sua liberdade de trabalhar no domingo. Não vos encolerizeis por causa dessa questão, mas levai tudo a Deus em oração. Só Ele pode refrear o poder dos governantes. Não procedais irrefletidamente. Que ninguém se vanglorie insensatamente de sua liberdade, usando-a por pretexto da malícia, mas como servos de Deus, "tratai a todos com honra, amai aos irmãos, temei a Deus, honrai ao rei". I Ped. 2:17.
Este conselho deve ser de real valor para todos aqueles que forem levados a situações difíceis. Não se deve manifestar coisa alguma que denote provocação ou possa ser interpretado como maldade. Manuscript Releases, vol. 2, págs. 193 e 194.
Abster-se de Trabalhar no Domingo
Quanto ao campo relativo aos Estados do Sul, a obra nessa região precisa ser efetuada o mais sensata e cuidadosamente possível, e da maneira em que Cristo agiria. O povo logo descobrirá o que credes a respeito do domingo e do sábado, pois eles farão perguntas. Então podeis dizer-lhes isso, mas não de tal modo que atraia a atenção para vosso trabalho. Não precisais abreviar vossa obra por trabalhar no domingo. ...
Abster-se de trabalhar no domingo não é receber o sinal da besta. ... Nos lugares em que a oposição é tão forte que suscite perseguição, se for efetuado algum trabalho no domingo, que nossos irmãos façam desse dia uma ocasião para realizar genuíno trabalho missionário. The Southern Work, págs. 69 e 70.
Se eles viessem até aqui e dissessem: "Deveis parar vosso trabalho e vossos prelos no domingo", eu não vos diria: ... "Mantende os prelos em movimento", pois o conflito não é entre vós e o vosso Deus. Manuscrito 163.
Não devemos achar que temos a obrigação de irritar nossos vizinhos que veneram o domingo, fazendo decididos esforços para expor intencionalmente diante deles o trabalho realizado nesse dia, a fim de demonstrar independência. Nossas irmãs não precisam escolher o domingo como o dia para mostrarem a lavagem de roupa. Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 399.
Empenhar-se em Atividades Espirituais no Domingo
Procurarei responder à vossa pergunta quanto ao que deveis fazer no caso de serem decretadas leis dominicais.
A luz que me foi dada pelo Senhor numa ocasião em que esperávamos justamente essa crise que parece estar-se aproximando de vós, foi que, quando o povo estivesse sendo, por um poder de baixo, compelido à observância do domingo, os adventistas do sétimo dia mostrassem prudência deixando seu trabalho ordinário nesse dia e dedicando-se a atividades missionárias.
Desafiar as leis dominicais não fará senão fortalecer em suas perseguições os fanáticos religiosos que as buscam impor. Não lhes deis ocasião alguma de vos chamarem violadores da lei. ... Ninguém receberá o sinal da besta pelo fato de mostrar que compreende a sabedoria de manter a paz mediante a abstenção de trabalho que constitua delito. ...
O domingo pode ser empregado para desenvolver vários ramos de trabalho que muito farão em proveito do Senhor. Podem realizar-se nesse dia reuniões ao ar livre, ou em casas de família. Pode fazer-se trabalho de casa em casa. Os que escrevem, podem consagrar esse dia para redigir seus artigos. Realizem-se cultos religiosos no domingo, sempre que possível. Tornem-se essas reuniões vivamente interessantes. Cantem-se verdadeiros hinos de reavivamento, e fale-se com firmeza e poder do amor de Cristo. Testemunhos Seletos, vol. 3, págs. 395 e 396.
Levai os estudantes para fora, a fim de realizarem reuniões em lugares diferentes e efetuarem obra médico-missionária. Eles encontrarão as pessoas em casa e terão excelente oportunidade para apresentarem a verdade. Esta maneira de passar o domingo é sempre agradável ao Senhor. Testimonies, vol. 9, pág. 238.
A Beleza da Verdade Evidenciada Pela Oposição
O zelo dos que obedecem ao Senhor aumentará à medida que o mundo e a Igreja se unirem para invalidar a lei. Toda objeção levantada contra os mandamentos de Deus abrirá o caminho para o avanço da verdade e habilitará os seus defensores a apresentarem seu valor perante os homens. Há uma beleza e poder na verdade que nada poderá tornar tão evidente como a oposição e a perseguição. Manuscript Releases, vol. 13, págs. 71 e 72.
Este tempo, em que se faz tanto esforço para impor a observância do domingo, é a verdadeira oportunidade para apresentar ao mundo o autêntico sábado em contraste com o falso. O Senhor, em Sua providência, está muito à frente de nós. Ele tem permitido que essa questão do domingo seja realçada para que o sábado do quarto mandamento possa ser apresentado perante as assembléias legislativas. Assim os dirigentes da nação poderão ter a atenção despertada para o testemunho da Palavra de Deus a favor do verdadeiro sábado. Manuscript Releases, vol. 2, pág. 197.
Antes Obedecer a Deus do que aos Homens
Os seguidores da verdade são agora compelidos a escolher entre desrespeitar um claro preceito da Palavra de Deus, ou perder a liberdade. Se renunciarmos à Palavra de Deus e aceitarmos costumes e tradições humanos, talvez ainda nos seja permitido viver entre os homens, comprar e vender, e ter os nossos direitos respeitados. Se, porém, mantivermos a lealdade a Deus, isto se dará à custa de nossos direitos entre os homens, pois os inimigos da lei de Deus têm-se coligado para esmagar o juízo independente nas questões da fé religiosa e do controle das consciências humanas. ...
O povo de Deus reconhecerá o governo humano como sistema estabelecido por determinação divina e, por preceito e exemplo, ensinará obediência a ele como dever sagrado enquanto sua autoridade for exercida em sua legítima esfera de ação. Mas quando as suas reivindicações estão em desacordo com as reivindicações de Deus, devemos escolher obedecer antes a Deus do que aos homens. A Palavra de Deus precisa ser reconhecida e obedecida como autoridade acima de toda legislação humana. O "Assim diz o Senhor" não deve ser posto de lado por um "Assim diz a Igreja ou o Estado". A coroa de Cristo deve ser erguida acima de todos os diademas dos potentados terrestres. The Home Missionary, 1º de novembro de 1893.
Satanás oferece aos homens os reinos do mundo se lhe concederem a supremacia. Muitos fazem isso e renunciam ao Céu. Antes morrer do que pecar; é melhor passar necessidade do que defraudar; melhor passar fome do que mentir. Testimonies, vol. 4, pág. 495.

O Pequeno Tempo de Angústia
Um Tempo de Angústia Antes que Termine o Tempo da Graça
Na página 33 [de Primeiros Escritos] é dito o seguinte: "... Ao início do tempo de angústia fomos cheios do Espírito Santo ao sairmos para proclamar o sábado mais amplamente."
Esta visão foi dada em 1847, quando havia apenas poucos dentre os irmãos do advento observando o sábado, e desses somente uns poucos supunham que sua observância era de suficiente importância para constituir uma linha de separação entre o povo de Deus e os incrédulos. Agora o cumprimento desta visão está começando a ser visto. O "início do tempo de angústia" ali mencionado, não se refere ao tempo em que as pragas começarão a ser derramadas, mas a um breve período, pouco antes, enquanto Cristo está no santuário. Nesse tempo, enquanto a obra de salvação está se encerrando, tribulações virão sobre a Terra, e as nações ficarão iradas, embora contidas para não impedir a obra do terceiro anjo. Primeiros Escritos, págs. 85 e 86.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

2 Sinais de que Cristo Voltará em Breve segundo o livro de Ellen G. White

A Grande Profecia de Nosso Senhor



Cristo preveniu Seus discípulos da destruição de Jerusalém e dos sinais que ocorreriam antes da vinda do Filho do homem. Todo o capítulo vinte e quatro de Mateus é uma profecia a respeito dos acontecimentos que precederão esse evento, e a destruição de Jerusalém é usada para representar a última grande destruição do mundo pelo fogo. Manuscrito 77, 1899.

Cristo, no Monte das Oliveiras, enumerou os juízos terríveis que deviam preceder Sua volta: "E ouvireis de guerras e de rumores de guerras." "Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares. Mas todas estas coisas são o princípio de dores." Mat. 24:6 e 7. Se bem que essas profecias tivessem tido cumprimento parcial na destruição de Jerusalém, aplicam-se mais diretamente aos últimos dias. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 351.

Sinais nos Céus
Ao fim da grande perseguição papal, declarou Cristo, o Sol se escureceria, e a Lua não daria sua luz. Em seguida, cairiam as estrelas do céu. E Ele diz: "Aprendei pois esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que Ele está próximo às portas." Mat. 24:32 e 33.
Cristo deu sinais de Sua vinda. Declara que podemos conhecer quando Ele está perto, às portas. Ele diz daqueles que vêem estas coisas: "Não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam." Estes sinais apareceram. Agora sabemos com certeza que a vinda do Senhor está às portas. O Desejado de Todas as Nações, pág. 632.
Sinais na Terra
Declara Jesus: "E haverá sinais no Sol, na Lua e nas estrelas; e na Terra angústia das nações." Luc. 21:25; Mat. 24:29; Mar. 13:24-26; Apoc. 6:12-17. Os que contemplam estes prenúncios de Sua vinda, devem saber que "está próximo, às portas". Mat. 24:33. O Grande Conflito, págs. 37 e 38.
As nações estão agitadas. Tempos de perplexidade se acham diante de nós. O coração dos homens está desmaiando de terror das coisas que sobrevirão ao mundo. Mas os que crêem em Deus ouvirão Sua voz em meio à tormenta, dizendo: "Sou Eu. Não temais." The Signs of the Times, 9 de outubro de 1901.

Estranha e momentosa história está sendo registrada nos livros do Céu - eventos que, segundo foi declarado, precederiam de perto o grande dia de Deus. Tudo no mundo está em agitação. Manuscript Releases, vol. 3, pág. 313.
Falsos Profetas
Como um dos sinais da destruição de Jerusalém, Cristo havia dito: "E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos." Mat. 24:11. Ergueram-se falsos profetas, enganando o povo, e levando grande número ao deserto. Mágicos e exorcistas, pretendendo miraculoso poder, arrastaram o povo após si, às solidões das montanhas. Mas esta profecia foi dada também para os últimos dias. Este sinal é o indício do segundo advento. O Desejado de Todas as Nações, pág. 631.
Encontraremos falsas pretensões; erguer-se-ão falsos profetas; haverá falsos sonhos e visões falsas; pregai, porém, a Palavra, não vos desvieis da voz de Deus em Sua Palavra. Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 49.
Têm-me sido mostrados muitos que pretenderão ser especialmente ensinados por Deus, e tentarão levar outros, e por erradas idéias de dever empreenderão uma obra que Deus nunca pôs sobre eles. O resultado será confusão. Busque cada um a Deus com mais fervor por si mesmo, para que possa compreender individualmente Sua vontade. Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 72.

Uma Experiência com um Falso Profeta
Ontem à noite um jovem, estranho a todos nós, mas alegando ser um irmão de Vitória [Austrália], veio visitar-nos e disse que queria ver a Irmã White. Era de noite, e eu recusei vê-lo. Nós o convidamos, porém, a permanecer conosco durante a noite, e a tomar o desjejum. Após o nosso costumeiro culto matinal, ao estarmos prestes a nos dirigir a nossas várias ocupações, esse jovem se levantou, e com um gesto autoritário pediu que nos sentássemos. Ele disse: "Vocês têm hinários? Cantaremos um hino e então lhes transmitirei uma mensagem." Declarei: "Se tem uma mensagem, transmita-a sem demora, pois estamos com muita pressa de remeter a correspondência para a América, e não temos tempo a perder." Ele começou então a ler alguma coisa que havia escrito, declarando, entre outras coisas, que agora começou o julgamento dos vivos. ...
Eu prestei atenção enquanto ele prosseguia, e disse finalmente: "Meu irmão, você não está em perfeitas condições mentais. Exponha claramente como a sua mensagem se refere a nós. Por favor, nos diga isso imediatamente. Seu espírito está muito tenso e você compreende mal o seu trabalho. Grande parte do que disse está de acordo com a Bíblia e cremos em cada uma dessas palavras. Mas você se acha extremamente agitado. Por favor, declare o que tem para nós!"
Bom, ele disse que devíamos encaixotar as coisas e mudar-nos imediatamente para Battle Creek. Perguntei por que razão, e ele respondeu: "Para transmitir esta mensagem de que começou o julgamento dos vivos." Repliquei: "A obra que o Senhor nos deu para fazer ainda não está terminada. Quando nossa obra aqui estiver concluída, teremos certeza de que o Senhor nos fará saber que chegou a ocasião de nos mudarmos para Battle Creek, em vez de mostrar-lhe qual é o nosso dever." ... Deixei que o irmão Starr continuasse a falar com ele, enquanto eu reassumia o meu trabalho de escrever.
Ele disse ao irmão Starr que quando a Irmã White lhe falou tão bondosamente, mas com tanta autoridade, começou a ver que cometera um erro, e que as impressões que o haviam incitado tão vigorosamente não eram coerentes ou razoáveis. Embora nossa família seja grande, compondo-se de dez membros, além de três visitantes, decidimos deixar que este jovem fique conosco durante algum tempo. Não podemos permitir que vá ter com pessoas que o tratem asperamente e o condenem, nem desejamos que repita suas "revelações". Queremos que permaneça por um pouco de tempo onde possamos comunicar-nos com ele e, se for possível, conduzi-lo a caminhos seguros. Carta 66, 1894.
Glutonaria e Intemperança
A glutonaria e a intemperança constituem o fundamento da grande depravação moral em nosso mundo. Satanás está ciente disso, e tenta constantemente a homens e mulheres para que condescendam com a gula à custa da saúde e mesmo da própria vida. Comer, beber e vestir-se tornam-se o alvo da vida para o mundo. Tal estado de coisas existia antes do dilúvio. E este estado de dissipação é uma das marcantes evidências da breve terminação da história terrestre. Carta 34, 1875.
O quadro que a Inspiração nos deu do mundo antediluviano representa mui verdadeiramente a condição a que rapidamente a sociedade moderna caminha. Patriarcas e Profetas, pág. 102.

Sabemos que o Senhor virá muito em breve. O mundo está rapidamente se tornando como era nos dias de Noé. Ele se acha entregue à condescendência egoísta. O comer e o beber são levados a excessos. Os homens estão tomando as nocivas bebidas alcoólicas que os deixam transtornados. Carta 308, 1907.


Atos de Violência

Nos dias de Noé a esmagadora maioria se opunha à verdade, e se apaixonara por um conjunto de falsidades. A Terra estava cheia de violência. A guerra, o crime e o homicídio eram a ordem do dia. Assim será também antes da segunda vinda de Cristo. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 1, pág. 1.090.
As uniões trabalhistas rapidamente se agitam e apelam à violência se suas reivindicações não são atendidas. Mais e mais claro está se tornando que os habitantes do mundo não estão em harmonia com Deus. Nenhuma teoria científica pode explicar a firme marcha de obreiros iníquos sob o comando de Satanás. Em toda multidão, anjos ímpios estão em operação, instando homens a cometer atos de violência. ...
A perversidade e crueldade dos homens alcançarão tal atitude que Deus Se revelará em Sua majestade. Muito em breve a impiedade do mundo terá atingido seu limite e, como nos dias de Noé, Deus derramará os Seus juízos. Olhando Para o Alto (Meditações Matinais, 1983), pág. 328.
Os terríveis relatos que ouvimos de homicídios e roubos, de acidentes ferroviários e atos de violência, declaram que o fim de todas as coisas está próximo. Agora, agora mesmo, precisamos estar nos preparando para a segunda vinda do Senhor. Carta 308, 1907.

Guerras e Desastres
Aproxima-se a tempestade, e precisamos aprontar-nos para sua fúria mediante arrependimento para com Deus e fé em nosso Senhor Jesus Cristo. O Senhor Se levantará para sacudir terrrivelmente a Terra. Veremos aflições por todos os lados. Milhares de navios serão arremessados para as profundezas do mar. Esquadras se submergirão, sendo sacrificados milhões de vidas humanas. Irromperão inesperadamente incêndios que nenhum esforço humano será capaz de extinguir. Os palácios da Terra serão varridos pela fúria das chamas. Tornar-se-ão mais e mais freqüentes os desastres de estrada de ferro; confusão, colisões e morte sem um momento de advertência ocorrerão nas grandes vias de comunicação. O fim está perto, a graça está a terminar. Oh! busquemos a Deus enquanto Se pode achar, invoquemo-Lo enquanto está perto! Mensagens aos Jovens, págs. 89 e 90.
Nas últimas cenas da história terrestre, grassará a guerra. Haverá epidemias, pragas e fomes. As águas do oceano transporão seus limites. Propriedades e vidas serão destruídas pelo fogo e por inundações. Deveríamos estar nos preparando para as mansões que Cristo foi preparar para os que O amam. Maranata (Meditações Matinais, 1977), pág. 172.
Grandes Bolas de Fogo
Na última sexta-feira, pela manhã, pouco antes de acordar, uma cena muito impressionante me foi apresentada. Parecia que eu havia acordado, mas não estava em meu lar. Das janelas eu podia avistar um terrível incêndio.

Grandes bolas de fogo caíam sobre as casas e dessas bolas voavam flechas incandescentes em todas as direções. Era impossível apagar os fogos que se acendiam, e muitos lugares estavam sendo destruídos. O terror do povo era indescritível. Depois de algum tempo, acordei e vi que estava em casa. Evangelismo, pág. 29.
Vi uma imensa bola de fogo cair no meio de algumas lindas habitações, destruindo-as imediatamente. Ouvi alguns dizerem: "Sabíamos que os juízos de Deus sobreviriam à Terra, mas não sabíamos que viriam tão cedo." Outros, com acento de voz agoniante, diziam: "Os senhores sabiam! Por que, então, não nos disseram? Nós não sabíamos." Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 296.
Terremotos e Inundações
O inimigo atuou no passado e ainda está atuando. Ele desceu com grande poder, e o Espírito de Deus está-Se retirando da Terra. Deus tem retirado Sua mão. Só temos de olhar para Johnstown [Pensilvânia]. Ele não impediu que o diabo acabasse com a existência de toda essa cidade. E essas mesmas coisas aumentarão até o fim da história terrestre. Sermons and Talks, vol. 1, pág. 109.
A crosta terrestre será dilacerada pelas explosões dos elementos ocultos nas entranhas da Terra. Estes elementos, uma vez desprendidos, arrebatarão os tesouros dos que durante anos têm aumentado

sua fortuna pela aquisição de grandes posses a preços de fome dos que estão ao seu serviço. E o mundo religioso também será terrivelmente abalado, pois o fim de todas as coisas está às portas. Manuscript Releases, vol. 3, pág. 208.
Chegou agora o tempo em que num momento podemos estar em terra sólida, e no outro momento pode ela estar fugindo de debaixo de nossos pés. Haverá terremotos onde menos se espera. Testemunhos Para Ministros, pág. 421.
Em incêndios, em inundações, em terremotos, na fúria das grandes profundezas, nas calamidades por mar e terra, é transmitida a advertência de que o Espírito de Deus não agirá para sempre com os homens. Manuscript Releases, vol. 3, pág. 315.
Antes que o Filho do homem apareça nas nuvens do céu, tudo na Natureza estará em convulsão. Raios do céu unindo-se ao fogo na Terra farão com que as montanhas queimem como uma fornalha e lancem suas torrentes de lava sobre aldeias e cidades. Massas derretidas de rochas lançadas na água pela sublevação das coisas ocultas na Terra farão ferver a água e arremessarão pedras e terra. Haverá fortes terremotos e grande destruição de vidas humanas. The Seventh-day Adventist Bible Commentary, vol. 7, pág. 946.
Crimes, Fomes e Epidemias
Satanás está trabalhando na atmosfera; envenena-a, e aí dependemos de Deus quanto à vida - nossa vida presente e eterna. E estando na posição em que nos encontramos, importa estarmos inteiramente alerta, totalmente devotados, de todo convertidos e consagrados
a Deus. Mas parece que nos achamos como paralisados. Deus do Céu, desperta-nos! Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 52.




Deus não tem impedido que os poderes das trevas levem avante sua ímpia obra de poluir o ar, uma das fontes de vida e nutrição, com um veneno fatal. Não somente é afetada a vida vegetal, mas o homem sofre de epidemias. ... Essas coisas são o resultado de gotas das taças da ira de Deus que estão sendo borrifadas sobre a Terra, e constituem apenas débeis representações do que acontecerá no futuro próximo. Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 391.



As fomes aumentarão. Epidemias arrebatarão milhares de vidas. Perigos provenientes dos poderes de fora e de atuações satânicas por dentro estão por toda parte ao nosso redor, mas o poder moderador de Deus está sendo exercido atualmente. Manuscript Releases, vol. 19, pág. 382.
Foi-me mostrado que o Espírito do Senhor está-Se retirando da Terra. O poder mantenedor de Deus logo será recusado a todos os que continuam desrespeitando os Seus mandamentos. Os relatos de transações fraudulentas, homicídios e crimes de toda a espécie chegam até nós diariamente. A iniqüidade está-se tornando uma coisa tão comum que não ofende mais as suscetibilidades como em tempos passados. Carta 258, 1907.
O Desígnio de Deus nas Calamidades
O que significam as horríveis calamidades no mar - embarcações arremessadas para a eternidade sem aviso prévio?

O que significam os acidentes na terra - fogo consumindo as riquezas que homens acumularam, em grande parte pela opressão dos pobres? O Senhor não intervirá para proteger a propriedade daqueles que transgridem Sua lei, violam Seu concerto e calcam aos pés o Seu sábado, aceitando em seu lugar um dia de descanso espúrio.
As pragas de Deus já estão caindo sobre a Terra, arrebatando os edifícios mais suntuosos como por um sopro de fogo do Céu. Esses juízos não farão com que os cristãos professos caiam em si? Deus permite que sobrevenham para que o mundo se acautele, para que os pecadores temam e tremam diante dEle. Manuscript Releases, vol. 3, pág. 311.
Deus tem um propósito ao permitir que ocorram essas calamidades. Elas constituem um de Seus meios para chamar homens e mulheres à razão. Mediante atuações incomuns pela Natureza, Deus expressará a instrumentalidades humanas em dúvida o que Ele revela claramente em Sua Palavra. Manuscript Releases, vol. 19, pág. 279.
Quão freqüentemente ouvimos de terremotos e furacões, de destruição pelo fogo e inundações, com grandes perdas de vidas e propriedades! Aparentemente essas calamidades são caprichosos desencadeamentos de forças da Natureza, desorganizadas e desgovernadas, inteiramente fora do controle do homem; mas em todas elas pode ler-se o propósito de Deus. Elas estão entre os instrumentos pelos quais Ele busca despertar a homens e mulheres para que sintam o perigo. Profetas e Reis, pág. 277.

Os Eventos Futuros Estão nas Mãos do Senhor
O mundo não está sem um governante. O programa dos sucessos futuros está nas mãos do Senhor. A Majestade do Céu tem sob Sua direção o destino das nações e os negócios de Sua igreja. Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 352.
Essas representações simbólicas [as serpentes ardentes no deserto] têm dupla finalidade. O povo de Deus não somente aprende delas que as forças físicas da Terra estão sob o controle do Criador, mas também que os movimentos religiosos das nações se acham sob o Seu domínio. Isto é especialmente verdade no tocante à imposição da observância do domingo. Manuscript Releases, vol. 19, pág. 281.
Na grande obra de finalização nos defrontaremos com perplexidades que não saberemos contornar, mas não nos esqueçamos de que as três grandes potestades do Céu estão atuando, que a divina mão está posta ao leme, e Deus fará cumprir os Seus desígnios. Evangelismo, pág. 65.

Assim como aquela complicação de semelhanças de rodas se achava sob a direção da mão que havia sob as asas dos querubins, o complicado jogo dos sucessos humanos acha-se sob a direção divina. Por entre as contendas e tumultos das nações, Aquele que Se assenta acima dos querubins ainda dirige os negócios da Terra. (Ver Ezeq. 1:4 e 26; Ezeq. 10:8; Dan. 4:17, 25 e 32.) Educação, pág. 178.
Nos anais da história humana, o desenvolvimento das nações, o nascimento e queda dos impérios, aparecem como que dependendo da vontade e proeza do homem; a configuração dos acontecimentos parece determinada em grande medida pelo seu poder, ambição ou capricho. Mas na Palavra de Deus a cortina é afastada, e podemos ver acima, para trás e pelos lados as partidas e contrapartidas do interesse, poder e paixões humanos - as instrumentalidades do Todo-misericordioso - executando paciente e silenciosamente os conselhos de Sua própria vontade. Profetas e Reis, págs. 499 e 500.
A Consideração do Céu Pelas Questões da Terra
Poupando a vida do primeiro homicida, Deus apresentou diante de todo o Universo uma lição que dizia respeito ao grande conflito. ... Foi o Seu intuito não somente abater a rebelião, mas demonstrar a todo o Universo a natureza da mesma. ... Os santos habitantes de outros mundos estavam a observar com o mais profundo interesse os acontecimentos que se desenrolavam na Terra. ...
Deus tem consigo a simpatia e aprovação do Universo inteiro, enquanto passo a passo Seu grande plano avança para o completo cumprimento. Patriarcas e Profetas, págs. 78 e 79.
O ato de Cristo ao morrer pela salvação do homem, não somente tornaria o Céu acessível à humanidade, mas perante todo o Universo justificaria a Deus e Seu Filho, em Seu trato com a rebelião de Satanás. Patriarcas e Profetas, pág. 69.
Todo o Universo está observando com inexprimível interesse as cenas finais da grande controvérsia entre o bem e o mal. Profetas e Reis, pág. 148.
Nosso pequenino mundo é o livro de estudo do Universo. O Desejado de Todas as Nações, pág. 19.


att.